Bobbio fica na região de Emilia-Romagna, na Itália. Aos pés de montanhas e com uma arquitetura extremamente charmosa, a pequena cidadela foi campeã no “Il Borgo dei Borghi”. Realizado anualmente pela emissora Rai, da Itália, o concurso premia os vilarejos mais belos da Itália, e Bobbio foi o vencedor do ano.

Esse prêmio é um dos mais concorridos e mais esperados do ano pelos prefeitos de pequenas cidades. O motivo? Bem, ele é dado às vilas históricas mais bonitas do país, e por isso, acabam atraindo holofotes nacionais e internacionais para cidades que muitas vezes não são lembradas pelo turismo.

A pequena Bobbio, no que surpreende em beleza, quase some em população. São apenas 3,5 mil habitantes, 2 mil desses vivem no centro histórico, e os outros distribuídos nos arredores.

UM LUGAR CHARMOSO E INCRÍVEL

Perdida no tempo, Bobbio parece ter maturado como um bom vinho. O vilarejo já fez parte de outras três regiões, o que faz com que a sua cultura e sua gastronomia sejam um verdadeiro misto de várias culturas. Ficando num vale na província de Piacenza, a vila fica a 272 metros de altitude, bem aos pés do Monte Penice.

E sabe quando as pessoas começaram a morar nesse belo local? 5.000 anos antes de Cristo. No período Neolítico!

O primeiro núcleo urbano era de dominação romana, e aconteceu só 14 a.C., e se chamava Bobium, nome que inspirou o atual título que a cidade carrega.

O que você pode encontrar em Bobbio? Bem, lá existe um monastério fundado por um missionário irlandês no ano de 614, assim como a Ponte Velha, que possui 280 metros e é completamente feita de pedras.

MOTIVO DE FELICIDADE PARA TODOS

Roberto Pasquali, prefeito da cidade, comemora o marco e já espera um aumento nas visitas turísticas de agora em diante. A terra de Bobbio já tinha ficado na lista do Il Borgo dei Borghi em 2018, mas acabou perdendo o prêmio para Gradara, na região de Marcas. Outra pequena e super charmosa cidadezinha.

Você já visitou Bobbio ou algum outro vilarejo fofo pela Itália? São vários, não é mesmo? Difícil não se encantar pelas pequenas ruelas, as casas charmosas e a forma como a cidade se entrelaça com a natureza ao seu redor.

Conta pra gente aqui nos comentários sobre os vilarejos que você já visitou e fala o que mais gostou a respeito deles!

E se você já está planejando sua próxima visita à Itália, lembre que é necessário estar com seu passaporte plenamente em dia, ok? E para isso, a Prenota4u está aqui para te ajudar!

Fale com nossos especialistas no [email protected] e entenda melhor como nossa equipe pode facilitar o lidar burocrático perante o consulado. Quer seja agendando sua visita para renovar seu passaporte, ou atualizando os dados de AIRE e Registro Civil, por exemplo.

Aguardamos seu contato ansiosamente! Um grande abraço e até mais!