Ainda que saibamos as nossas raízes a história de nossas famílias ancestrais, nem sempre damos o devido valor a pesquisas aprofundadas a respeito do país de onde viemos. A Itália é um lugar fascinante. Só de passar alguns dias, nos encontramos com coisas incríveis e fascinantes. Será que você já sabe de tudo o que falaremos nesse post? Quer seja por conta de suas dimensões, sua história ou mesmo sua localização, que promove encontro com vários povos, a Itália possui uma cultura vasta, densa e cheia de detalhes únicos, que vão desde a manifestação artística e arquitetônica à culinária, linguística e de manifestações sociais. Vem com a gente dar uma olhada nesses pontos chave da cultura italiana que podem ter passado despercebidos em suas pesquisas (:

DE ONDE VEM O NOME “ITÁLIA”?

Amalfi Coast, Italy Ninguém sabe completamente de onde veio o nome da Itália. Sua definição é “terra dos rebanhos jovens” e os historiadores especulam que isso se deve aos bois que eram usados como símbolo dos grupos sociais do sul da Itália. Há também quem diga que esse nome só veio surgir com um de seus primeiros reis, o Italus. E é com um nome que remete a jovialidade que a Itália se mostra um país com altos índices de nascimento. Isso desagua numa população de 60 milhões de pessoas, que se unem a 50 milhões de visitantes todos os anos. Literalmente, mais da metade (cerca de 63%) do PIB do país vem dos turistas. Os turistas são tantos que especialistas propuseram o isolamento do David de Michelangelo para que as vibrações intensas e recorrentes dos turistas não façam que o mármore da escultura se quebre.

VOCÊ CONHECE A VIDA SELVAGEM ITALIANA?

Resultado de imagem para Stromboli Diferente do Brasil, que protege seu meio ambiente com punhos de aço, a Itália não possui quase nada de sua natureza original. A grande maioria de sua flora e fauna desapareceu completamente. O motivo principal foram centenas de anos de cultivo agressivo e a caça predatória. A resposta da natureza não é nada calma, já que os Italianos são os que mais sofrem com terremotos e vulcões em toda Europa. A Itália é a nação que mais sofreu com furacões, sendo o maior de todos na Sicília e matando mais de 100 mil pessoas. Quanto aos vulcões, estes são o Etna, Stromboli e Vesuvius, todos eles entraram em erupção pelo menos uma vez nos últimos 100 anos. Vesuvius, inclusive, fica no centro de um parque nacional lá em Nápoles!

A MAGIA LOCAL

Resultado de imagem para italia Sardenha Quando se fala em natureza, pensamos logo em forças antigas não é? E a Itália é cheia disso. Na Sardinia, região conhecida por suas belas praias e encantos únicos, podemos encontrar também histórias incríveis a respeito de mistérios e magias antigas. A Ilha de Sardinia tem todo um museu voltado para isso, que é o Museu de Aritzo, também nome de uma vila de Sardinia. Este, fica no coração de Barbagia, conhecida pela produção de sementes e cerejas. O Museu costumava ser uma prisão, chamada Sa Bòvida, lá você é capaz de encontrar vários itens de tortura e magia negra que eram usados na região. Os objetos são do século XV até o XVII, e há quem diga que até hoje carregam uma densa magia. As bruxas hoje em dia não são mais separadas da sociedade, mas sim anexadas a ela, e conhecidas como curandeiras. Estas, capazes de fazer algumas poções com poder de cura, baseando-se em ervas locais raízes da região. Você pode encontra-las perguntando pelos Praticos (as mais sábias) ou pelas Fattucchiere (trabalhadoras da magia).

A ITÁLIA E SEUS ENCANTOS

Florence Cathedral De Roma a Veneza, da Calábria a Sardinia. A Itália é dotada de encantos únicos e incríveis que só se conhece visitando, ou mesmo morando lá. Já pensou em morar num vilarejo como o de Aritzo? Convivendo com mulheres sábias de conhecimento passado de mãe pra filha. Não curte magia? Que tal viver perto do perigo do Vesúvio, lá em Nápoles? Tudo isso você pode conseguir através de sua cidadania italiana. Com a cidadania italiana você não precisa nem se limitar a Itália, mas sim, se lançar a qualquer país da Europa, seja com intuito de morar, trabalhar, estudar ou viajar. Se você possui ascendência italiana ou possui cônjuge com cidadania, fale conosco pelo [email protected] que ficaremos felizes em te ajudar! Fornecemos uma série de serviços, que vão desde a renovação de passaportes até mesmo a naturalização por matrimônio. Fale conosco e saiba mais detalhes!