Muito se fala sobre como nós somos descendentes de italianos, e se conhecemos as nossas raízes. Mas nesse texto aqui, nós da Redação Prenota4u resolvermos ir além, e falar um pouco sobre a origem da Itália em si. Você conhece essa história?

Sendo um país que fica na Europa Meridional, fazendo fronteira com a França, Suíça, Áustria e Eslovênia, a Itália é um país em forma de península no mar mediterrâneo. Suas bases históricas vêm de povos bem conhecidos por nós: os gregos, celtas e etruscos, que iniciaram a história da Itália anos antes de sua unificação, que aconteceu em 262 antes de Cristo, pelo domínio romano.

Roma hoje ainda é a capital da Itália. Inclusive, o nome Itália vem da Roma Antiga, que significa “terra de bois” ou “terra de pastos”.

QUANDO COMEÇOU A HISTÓRIA DA ITÁLIA EM SI?

Podemos dizer que esse começo se deu apenas em 262 a.C., como falamos mais acima. Foi nesse ano que se deu sua unificação. Depois disso, o país passou a influenciar bastante o desenvolvimento de toda a Europa mediterrânea, influenciando principalmente na cultura e movimentações civis.

A realeza, ou a monarquia romana, começou em 753 a.C., e terminou em 509 a.C., quando o último rei, chamado de Tarquínio, o Soberbo, foi expulso, e vimos a República Romana ser instaurada.

Foi com a Roma em estado de república que a Itália foi unificada, e definiu-se o Estado romano, suas províncias, e o fim do Reino de Roma. Com o crescimento do centro, e com o domínio cada vez maior, iniciou-se então o conhecido Império Romano.

UM IMPÉRIO QUE NASCE DA REPÚBLICA

O Império Romano se caracterizava pela forma autocrática do governo. Essa é uma forma de governo na qual existe um único detentor do poder político-estatal. Todo o poder se reúne nas mãos de um só governante.

O Império sucedeu a república (esta que durou quase 500 anos), por conta de um enfraquecimento, e uma guerra civil gerada por Júlio César contra Pompeu. A transição da república para o império é marcada pela indicação de Júlio César como ditador perpétuo em 44 a.C.

Depois dele, diversos outros imperadores vieram, e com todos eles, a conquista de mais e mais territórios. Foi a partir do século IV em Roma que o cristianismo foi introduzido. No mesmo período, o imperador Constantino reconstruiu e ampliou a cidade de Bizâncio, chamando-a de Nova Roma. Nome este que foi alterado para Constantinopla depois de sua morte, mas hoje fica onde é a conhecida Istambul.

No século V, com as invasões bárbaras, o Império do Ocidente, como era conhecida, se reduziu ao que conhecemos hoje como a Itália.

OS FRANCOS E A PROTEÇÃO DA ITÁLIA

Foi no século VIII, que o Papa pediu aos francos um pouco de ajuda contra os avanços dos Lombardos, povos que atacaram a Itália e estavam a conquistar seu território. Foi com essa parceria com os Francos que o país conseguiu manter seu território.

Agora via-se o começo do fim da Idade Média da Itália, marcada pelas guerras, invasões e lutas bárbaras. O movimento social responsável por essa transição, seria o conhecido Renascimento, uma ponte entre esses tempos sombrios e a Era Moderna.

A Itália conseguiu oferecer nos séculos do Renascimento, pessoas de conhecimento incomparável, como Leonardo da Vinci, Tintoretto, Michelangelo, Maquiavel, Luca Pacioli e assim por diante.

O RISORGIMENTO

Ou o Ressurgimento, em português, foi o movimento italiano que buscava unificar o país de uma vez por todas, que era uma coleção de pequenos Estados. Essa luta de criar uma estrutura concreta começou em 1848 e se alastrou até 1870.

Foi nesse período que aconteceram as movimentações históricas que influenciam a vida de descendentes nos dias de hoje como é o caso dos povos vindos da Região de Trento.

A partir daí, a Itália moderna que conhecemos hoje, começou a se desenvolver. Claro, pulamos diversos pontos históricos que aconteceram para tornar esse texto um pouco mais conciso, mas se você, nosso leitor, gostar da ideia de estudarmos um pouco mais sobre a história do país, fala aqui nos comentários que faremos questão de continuar esse projeto.

Temos muito a falar sobre o movimento Jovem Itália, as sociedades secretas, os carbonários, entre outros aspectos da Itália em formação que possuem grande influência no que ela se tornou hoje.

CONHECER A HISTÓRIA É ESSENCIAL PARA CONHECER O FUTURO

Esperamos que esse texto aqui lhe tenha sido esclarecedor. Aqui no blog do Prenota, sempre estamos publicando textos interessantes como estes aqui. Dá uma conferida nos textos que publicamos anteriormente e veja em detalhes o nosso conteúdo.

Caso seja cidadão italiano, saiba que nós podemos te ajudar nos lidares burocráticos diante do consulado italiano. Fale com nossa equipe no [email protected] e veja como podemos te ajudar!

Nossos especialistas podem trabalhar com agendamentos para o passaporte italiano, processo de reconhecimento de cidadania italiana, atualização de dados como o AIRE ou Registro Civil, e assim por diante.

Nos falamos em breve! Um grande abraço e até mais :D