Já falamos isso em nossos textos e vamos repetir, a melhor forma de ir para Europa (e países de outros continentes) para empreender ou trabalhar é com uma segunda cidadania. Mas se esse não for o seu caso, você também pode apostar em um visto de empreendedor na Itália.

Como qualquer outro país, a Itália tem exatamente a modalidade de visto que permite com que pessoas de qualquer lugar possam ir tentar a vida no território da bota.

Curioso para descobrir como você também pode tentar? Bem, continue lendo esse texto e descubra.

PARA QUEM É O VISTO DE EMPREENDEDOR NA ITÁLIA?

Se você deseja abrir o seu negócio – ou seja, não estar ligado por vínculos trabalhistas a uma empresa italiana – esse é o caminho que você deve seguir. Vale lembrar que não é o mesmo que autônomo, mas sim para quem quer ter a própria empresa.

Infelizmente a Itália não oferece o cobiçado “Golden Visa” ou “Autorização de Residência para Atividade de Investimento” que também brilha em dourado nos olhos dos investidores.

Sendo assim, uma das opções é realmente abrir uma empresa! Se o seu objetivo é isso, esse é o visto para você.

SOLICITANDO O VISTO DE EMPREENDEDOR

Bem, o primeiro passo para solicitar o seu visto é responder a um questionário criado pela Farnesina uma espécie de Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo italiano.

Ele te ajudará a ter certeza que essa é a opção certa para você! Infelizmente não existe em português, contudo, é possível escolher entre 5 línguas, incluindo inglês. Talvez essa seja a oportunidade para testar o seu italiano e ver se você precisa de aulas.

Da documentação necessária:

  • Passaporte brasileiro válido (idealmente com mais de 6 meses de validade);
  • Comprovante de estadia (onde você morará na Itália);
  • Documento emitido pela Câmara do Comércio reconhecendo recursos financeiros;
  • Comprovante do depósito em banco italiano referente ao documento mencionado acima;
  • Autorização fornecida pela sede da polícia (Nulla osta);
  • Comprovante de rendimentos do ano anterior.

AGENDANDO A SUA SOLITAÇÃO

Uma vez que você tenha providenciado tudo isso, você também deve estar ciente que o valor do pedido de visto é 116€.

Depois disso, basta agendar a solicitação junto ao consulado italiano que tem jurisdição sobre a sua área de residência. Importantíssimo salientar que cada consulado adota seus próprios trâmites, sendo assim, sempre verifique no site oficial tanto os documentos quanto a forma de agendar a sua entrevista.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA EMISSÃO DO VISTO

Isso irá variar de consulado para consulado, sendo assim, é importante informar-se sobre a forma de agendamento. Ele pode estar disponível meses à frente!

Não somente, lembre-se que se o seu objetivo for ‘turistar’ na Europa, você não precisa de visto algum por 90 dias.

PRONTO PARA AGENDAR O SEU VISTO?

Bem, agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o visto de empreendedor na Itália, somente resta agendá-lo! Recomendamos que procure informações o quanto antes sobre essa etapa para que você possa programar-se de forma adequada.

Para isso, pode contar conosco da Prenota4u! Basta enviar um e-mail para [email protected] que nossa equipe estará a postos para te responder e ajudar como possível.

Fique atento ao nosso blog, estamos sempre trazendo dicas e novidades sobre a Itália e os italianos.

Até a próxima! ????