Procurando ter uma maior produção artística na região, os donos do Castello di Ama, uma vinícola italiana na linda região da Toscana, convidam artistas a criar obras de arte a partir das experiências no entorno do castelo. Com paisagens tão lindas quanto as da Toscana, inspiração é o que não faltará, certo?

O Castelo di Ama reúne uma coleção preciosa de arte contemporânea, com obras espalhadas pelos campos e construções nos arredores do castelo, propondo um diálogo entre a arte feita pelas mãos humanas, e a beleza da natureza que se estende por todos os cantos.

Com um vilarejo que é habitado por apenas cinco pessoas, destas, 3 funcionários, existe espaço suficiente para que vários artistas se mudem para a região para produzir obras únicas e inspiradas nas paisagens aqui encontradas. Abaixo, entenda mais sobre a vinícola e da proposta do castelo.

UMA VINÍCOLA ITALIANA QUE MAIS PARECE UM PARAÍSO PARADO NO TEMPO

Os habitantes da bela comuna de Gaiole in Chianti são realmente felizardos. Rodeados de casas senhoriais, capelas construídas no século 12 ao 18, assim como jardins e outras construções históricas, viver aqui deve ser um sonho.

A vinícola italiana foi fundada nos anos 1980 por um grupo de investidores de Roma, adquiriu um status cultural depois de 1987, vinculando sua imagem à arte e à produção artística da região. O projeto Castello di Ama per l’Arte Contemporanea (castelo de Ama pela arte contemporânea) foi criado por Lorenza e Marco, um casal apaixonado pela região e pela arte da região.

Desde que se tornaram proprietários do castelo, lutaram pela melhora da qualidade do vinho até que tornaram o mesmo um dos melhores da região. Ainda que hoje a história de amor dos dois tenha acabado, eles continuam sendo um time, trabalhando em conjunto pelo futuro artístico da região.

Os vinhos da região, inclusive, são pioneiros no uso de uvas estrangeiras, mostrando que a veia de inovação já existia há vários anos, antes mesmo da instalação da proposta artística.

Bem, os artistas que são convidados por Lorenza e por Marco, costumam passar um período na propriedade, e criar ali as obras. De acordo com Lorenza “Assim como o vinho, as obras têm que expressar o local. [...] O artista tem de se hospedar conosco, acompanhar o trabalho, sentir a terra. As obras traduzem a alma de Ama. Não tem como olhá-las sem olhar o entorno”.

Com direito a Vinho, arte, azeite, comida, hotel e muita inspiração, a estadia do artista que deseja ir ao Castelo di Ama promete ser sempre incrível.

UMA EXPERIÊNCIA COMPLETA DE IMERSÃO

Ainda que você não seja artista, pode vir passar alguns dias na região dessa vinícola italiana. Devemos te lembrar, entretanto, que a estadia não é das mais baratas, já que uma diária pode chegar até R$ 1.280.

De toda forma, ter acesso aos vinhos simplesmente incríveis que aqui existem, é algo único. O Vigneto Bellavista 2011, por exemplo, é um chianti clássico, que segue a tradição de misturar a malvasia nera à sangiovese, que costuma dar um delicioso aroma de chocolate ao vinho. Fugindo um pouco da leveza dos outros vinhos presentes na vinícola, você de certo se deliciará.

CONHEÇA ESSA AMÁVEL CIDADE!

Assim como toda a Toscana, Gaiole in Chianti é uma comuna incrível. Descrita pelos visitantes brasileiros como uma pequena Inhotim (em associação ao Instituto Inhotim, em Minas Gerais), você poderá ter uma experiência artística, natural e gastronômica completamente única.

Se é cidadão italiano, assim como nós, saiba que pode passar quanto tempo desejar nessa bela região, ou mesmo em qualquer outro local da União Europeia, já que esse é um dos direitos que o passaporte vermelho lhe garante.

Lembre que para usufruir de tal direito, seu passaporte deve estar plenamente válido, assim como, seus dados perante o consulado italiano devem estar atualizados. E com isso, nos referimos tanto ao Aire quanto ao Registro Civil.

Se tiver qualquer dificuldade em regularizar qualquer uma dessas questões, não se preocupe. Nós, da Prenota4u podemos te ajudar nisso. Nossa equipe de especialistas está no con[email protected] esperando os detalhes de seu caso para te ajudar!

Conte para nossos atendentes qual serviço precisa que seja executado, e nossos profissionais te informarão os pormenores da solicitação.

Nos falamos em breve! Um grande abraço e até mais!