A Idade Média é conhecida pelos mais variados motivos. Quer seja pelos contos que tornavam aquela era mágica e épica, com seus dragões e fadas, ou mesmo pelos costumes tão distantes de nossa sociedade dos dias de hoje, que despertam curiosidade e animação. Seja por um motivo ou pelo outro, essa era deixou para trás várias pérolas distribuídas pelo mundo: as Vilas Medievas.

A Itália não cansa de nos surpreender com suas belezas intermináveis. Desde suas cidades, seus monumentos, até mesmo seus campos de uvas e outras plantas. O país é um dos destinos mais almejados por viajantes de todo o mundo, e não seria para menos. Com tanto a oferecer, são necessárias várias visitas para conseguir vislumbrar tudo que a região tem a oferecer.

Além dos pontos mais conhecidos, como falamos mais acima, a Itália ainda tem uma imensa concentração de vilarejos medievais em ótimas condições de conservação. Esses, são capazes de proporcionar uma verdadeira viagem no tempo!

CÁPSULAS DO TEMPO DISTRIBUIDAS PELA ITÁLIA EM VILAS MEDIEVAIS

Caminhar por entre o que um dia já foi uma pequena cidade, ou mesmo um templo, é algo de arrepiar. Podemos imaginar como era a vida na região, quem eram os habitantes, e até mesmo, inventar em nossa mente alguns personagens.

Essa prática é quase inevitável quando caminhamos pelas mais de 10 vilas medievais que existem pela Itália. Abaixo listaremos algumas das mais belas, para que você possa inserir em sua próxima organização de viagem:

  1. MONTEPULCIANO: Estando no cume de uma das colinas da Toscana, Montepulciano é uma vila charmosa que tem gravada em seu solo a forma como a cidade cresceu. De forma irregular e relativamente caótica, as vielas formam um verdadeiro labirinto. Se perder por entre esse emaranhado de ruas lhe deixará diante de muralhas, igrejas renascentistas, fortalezas e muito mais. O vilarejo é um dos mais bem conservados da lista, tanto, que foi cenário de um dos filmes da Saga Crepúsculo;
  2. PACENTRO: Possuindo cerca de 1200 habitantes, Pacentro está longe de ser uma cidade fantasma, mas de certo já viu dias mais movimentados. Ficando a 650 metros de altura, de lá é possível ver a Cordilheira dos Apeninos, assim como, vislumbrar as muralhas que circundam o vilarejo;
  3. MONTERIGGIONI: Uma verdadeira pérola medieval. Se deseja conseguir conhecer toda uma cidade em um dia só, essa é a sua oportunidade. A vila que é datada do século 13 era um posto militar, usada para defender a região de invasores. Hoje sendo um marco histórico, é frequentada por turistas de todos os cantos do mundo que veem ao local vislumbrar em detalhes como era a vida séculos atrás;
  4. SAN GIMIGNANO: Tal qual a primeira de nossa lista, San Gimignano fica na Toscana, em um monte com 334 metros de altura. Datando do século 10, possui um belo centro arquitetônico que foi restaurado no século 19, e continua em boas condições até hoje. A cidadezinha conta com um Duomo, assim como uma incrível vista para o Vale de Elsa;
  5. BRISIGHELLA: Com pouco mais de oito mil habitantes, essa cidade cercada de colinas e com fortalezas reforçadas é do século 13 e chama atenção por sua imponência. Em seu interior, as ruas estreitas de paralelepípedo parecem ser as mesmas pelas quais as carruagens passavam. As paredes e escadas que cercam a cidade são esculpidas em pedra, e convidam para uma espreitada.

Muitas dessas cidades acima listadas ainda se mantêm vivas, principalmente com a venda e fabricação de itens tradicionais, como queijos, vinhos, azeites e mais. Assim como, grande parte da economia é impulsionada pelo turismo.

Se desejar fazer uma viagem a qualquer uma dessas cidades, procure entrar em contato com uma agência local, ou mesmo em plataformas como o AirBnb, para ter acesso a uma visita guiada e conhecer em detalhes a história desses centros históricos. Assim você terá a experiência completa das vilas medievais!

PLANEJE SUA VIAGEM SEM PREOCUPAÇÕES

Nada como procurar passagens de avião, comprar tickets de trem ou de ônibus, sem se preocupar com questões burocráticas, certo? Se você é cidadão italiano e deseja ter esse tipo de experiência ao planejar sua viagem, sabe com quem contar: com a Prenota4u!

Capazes de te ajudar nas mais diversas questões perante o consulado italiano, a Prenota4u pode prestar-lhe assessoria na atualização de seu Stato Civile, AIRE, ou até mesmo na renovação de seu passaporte, garantindo uma viagem sem surpresas!

Converse com nossos especialistas no [email protected] e tenha detalhes de como funcionam os nossos serviços :D

Nos falamos em breve! Até mais!