Por ser uma cidade peculiar e única por definição, Veneza atrai olhares de viajantes e interessados em arquitetura do mundo inteiro. Conhecida pelos movimentos artísticos da Renascença e de sua importante participação na terceira guerra italiana da independência, a cidade é chave histórica da Itália. Estaria ela com os dias contados? Veneza costuma passar por uma série de enchentes ano após ano, mas no corrente, de 2018, estivemos diante do maior e pior evento de enchente já visto desde 2012. Muito disso em decorrência do aquecimento global e da subida dos mares. Como a cidade fica cercada por água, qualquer centímetro acima do normal já é digno de grandes dores de cabeça. Ainda que a cidade seja, em sua maior parte, voltada para o turismo, ela possui órgãos, lojas, casas e postos comuns e iguais a qualquer outra cidade italiana. Seus moradores se preocupam ano após ano com a subida das águas, e com a “acqua alta” deste ano, foi declarado sinal vermelho.

VENEZA E SUA CRISE AQUÁTICA

Veneza vai desaparecer Ruas, escolas e até o sistema público de transporte foram parados este ano por toda a Veneza. Com os ventos intensos, chuvas fortes e subida das águas, foram registradas ao menos três mortes e mais de doze feridos por conta da enchente de 2018. Todo ano, nesta mesma época, pessoas do mundo todo se preocupam com a situação de Veneza, e não é em vão: estudos mostram que Veneza será engolida pela água em, no máximo, 100 anos. O Relatório das Mudanças Climáticas do Quaternary Internacional aponta que Veneza, uma das cidades mais visitadas do mundo, corre sérios riscos de ser completamente tomada pela água por conta do aquecimento global. Lutando contra isso, 5,5 Bilhões de Euros já foram investidos pelo governo italiano para a manutenção da cidade e seu sistema de proteção contra inundações. Mas mesmo toda essa fortuna não tem sido suficiente para lutar contra a mãe natureza.

A CIDADE FLUTUANTE E O MAR MEDITERRÂNEO

Veneza vai desaparecer Ainda que chamada de Cidade Flutuante, Veneza, assim como outras 30 cidades da zona costeira italiana podem desaparecer em uníssono com a subida dos mares. Como o Mediterrâneo tende a subir cerca de 140cm até o ano de 2100 (em comparação, o mesmo mar subiu apenas 30cm nos últimos 1000 anos), as cidades não têm quase nenhuma chance. Remando contra a corrente, vemos pesquisadores do INIG (Instituto Nacional Italiano de Geofísica) procurando saídas para essa aceleração da subida do oceano. As enchentes são deveras destrutivas, e acabam quebrando as paredes de pedra que afastam a água. Por toda a Veneza as paredes estão se dissolvendo, e mesmo com essa luta sendo iniciada em 2003, nenhum sinal de sucesso pode ser visto. Com as cada vez mais frequentes enchentes, o êxodo é facilmente notável. Hotéis têm fechado aos montes, os moradores locais têm abandonado a cidade e isso tem feito com que o custo de vida na cidade fique cada vez mais alto, gerando um ciclo vicioso. Isso é ainda mais alarmante, já que a maior parte dos custos de manutenção da cidade veem diretamente do turismo, sem este, a cidade realmente pode morrer e se tornar uma cidade fantasma. Nesse sentido conotativo, talvez Veneza esteja afundando ainda mais rapidamente que no denotativo.

2120 ESTÁ MAIS PERTO DO QUE IMAGINAMOS

Veneza vai desaparecer É por isso que o recado é claro: se você ainda não foi à Veneza, vá o quanto antes. Não sabemos até quando teremos essa cidade. Para chegar ao local, inclusive, não são mais permitidos os grandes navios, que costumavam subir ainda mais o nível das águas. Hoje, é mais comum chegar-se na cidade apenas por vias terrestres. Tal medida foi tomada muito tardiamente, já que os grandes navios e a abrasão das águas trazidas por eles foram capazes de danificar 60% das fundações das casas venezianas. Você já visitou a cidade? E o que dizer da costa italiana como um todo, já visitou Cinque Terre, por exemplo? Se não, não deixe de visitar estas cidades o quanto antes. O tempo que nos resta é pouco, e a zona costeira italiana é simplesmente imperdível. Se quiser mais detalhes sobre Cinque Terre, não deixe de clicar aqui, temos muito a te falar sobre a região!

ENTRE NA EUROPA MAIS FACILMENTE!

Ou até mesmo fique, se quiser. Ainda que Veneza não esteja em seus melhores dias para moradia, a Itália é imensa e cheia de encantos. Com sua cidadania italiana declarada, você pode facilmente morar lá, tendo todos os direitos de um cidadão nato. Explore, crie raízes e aproveite tudo que a Europa tem a te oferecer. Possui ascendentes ou cônjuge italiano? Tem passaporte italiano mas precisa de renovação? Que tal nos chamar para uma conversa? Chama a gente no [email protected]. Nossa equipe está te aguardando! Abraços e até nosso próximo post (: