Essas conhecidas lojinhas de souvenirs, recordações e cópias baratas estão em alta em toda a Itália. Mas em Veneza, as autoridades não querem deixar essa moda pegar! Por isso, declararam guerra a essas lojinhas, antes que elas comecem a mudar o cenário clássico de Veneza.

Essas lojinhas que são quase que espontâneas, e surgem em muitos cenários turísticos, estão prosperando bastante em Veneza. A cidade atrai visitantes de todos os cantos do mundo, o que significa que essas lojas possuem uma alta demanda de lembrancinhas e recordações. O ponto é que os governantes possuem um plano piloto para seguir, e nele, as “pechisbeque” não têm espaço.

Veneza aprovou as diretrizes de organização da cidade em uma data recente, e com elas, a necessidade de reorganizar os negócios que possuem sede nas zonas mais nobres das cidades: os canais.

Uma das grandes críticas a respeito das “pechisbeque”, é contra os produtos que elas vendem: “Se estes produtos não são de origem e não têm qualidade, e estão a ser vendidos na cidade, e turistas compram estas coisas no meio desse caos, isso acaba por prejudicar não só a economia, como também nossa imagem”; “Ofende e degrada a nossa identidade, tradições, história e cultura”, diz Gambaro, um dos defensores das diretrizes.

AS REGULAMENTAÇÕES VENEZIANAS LIMITAM DIVERSAS QUESTÕES

Além de ser um tiro no coração das “pechisbeque”, as regulamentações também viram os olhares para o controle dos fluxos turísticos, gerindo até mesmo o comportamento dos visitantes e como eles ocupam a cidade. Agora, deverão existir novas taxas turísticas (sim, além daquelas que já haviam sido aprovadas). Também teremos multas pesadas para quem suja o chão.

Durante os próximos 3 anos, as novas regras procurarão limitar, controlar e restringir a criação de novas lojas. Conhece as zonas da Praça de São Marcos e da ponte de Rialto? Essas serão as mais afetadas pelas regras.

“Em Veneza, stop à venda de souvenirs de qualidade e proveniência dúbias, a começar por São Marcos e Rialto. Aprovada uma deliberação para combater a contrafacção e salvaguardar o nosso artesanato” disse Luigi Brugnaro, presidente da câmara de Veneza em seu Twitter.

As categorias de lojas que passam pelo crivo das novas regulamentações são os negócios do comércio de retalho e moda, os antiquários, assim como as livrarias e galerias, relojoarias, produtos de artesanato típico, tradicional, histórico e criativo, assim como, lojas de arte.

TAMBÉM SERÃO NECESSÁRIAS ALGUNS MELHORAMENTOS

Falamos aqui no blog em um post anterior como Veneza estava passando por um lento processo de degradação. De acordo com o novo plano piloto, melhoramentos nas lojas já existentes serão exigidos. As áreas de cobertura desse plano terão 6 meses para reformarem suas lojas, adaptando aos requisitos do modelo.

Tudo isso procura trazer Veneza aos estilos mais antigos de arquitetura, preservando a história e cultura local. A medida está sendo aplaudida pelas associações de artesãos e fabricantes locais. Luciano Gambaro, presidente do Consorzio Promovetro Murano, que representa 50 fabricantes de vidro em Murano comenta:

“Finalmente! Esta é uma medida positiva e necessária, e esperamos que tenha impacto imediato”

O FIM DAS LEMBRANCINHAS DE 1 EURO

Agora, se quisermos trazer lembrancinhas para nossos amigos e familiares, diga adeus aos imãs de geladeira e pulseirinhas! A medida veneziana deve começar a valer sem demora, mas não sabemos como isso impactará a economia local. Será que os turistas realmente passarão a comprar as peças clássicas e artesanais?

Não sabemos bem, mas ficaremos certamente de olho, afinal de contas, Veneza é uma das pérolas mais amadas de todos nós italianos. Não é mesmo?

Se você, assim como a gente, também sempre arranja um tempinho durante o ano para dar uma passadinha na Itália, já sabe que seus documentos devem estar todos em dia, correto? Quer seja o AIRE, Registro Civil, ou mesmo o Passaporte Italiano.

Todos esses documentos pedem uma série de passos burocráticos para a atualização e renovação. Mas ao falar conosco aqui da Prenota4u, você pode deixar essa parte com nossos especialistas, e se preocupar com a parte gostosa da sua experiência. Quer sejam os restaurantes que vai visitar ou as cidades que vai passar.

Fale com nossa equipe no [email protected] e saiba mais detalhes sobre como funciona nossa assessoria!

Um grande abraço e até mais!