Roma se tornou do Reino da Itália em 1871, e em 1946 se tornou a capital da República Italiana. A cidade fica na porção centro-ocidental da Itália, e é um centro icônico até mesmo geograficamente, sendo cortada pelo Rio Tibre. Confira abaixo um pouco mais sobre as comemorações dos 150 anos de Roma como capital italiana.

Virginia Raggi, a prefeita de Roma, começou as comemorações oficiais dos 150 anos da capital italiana no dia 03 de fevereiro. A cerimônia de iniciação dos festejos se deu no Teatro da Ópera, contando com a presença do presidente da Itália, ministros do governo, o conhecido Andrea Bocelli e outros inúmeros artistas renomados.

Há 150 anos atrás, era assinada a lei que transferia a capital de Florença para Roma. Aqui, nessa cidade, a história da própria humanidade teve diversos capítulos escritos. Estamos falando de uma cidade que viu 2500 anos de história e uma participação incrivelmente marcante em diversos episódios.

ROMA E SUA PARTICIPAÇÃO NO CENÁRIO MUNDIAL

Considerada um dos berços da humanidade, a Roma já foi governada por papas, na Idade Média, passou por reinos e uma democracia. Hoje, é considerada uma cidade global, inclusive é a décima primeira cidade mais visitada de todo o mundo, e terceira cidade mais visitada de toda a União Europeia.

A cidade possui diversos monumentos que movimentam o mundo para vê-los, dentre eles, os Museus Vaticanos, e o ponto turístico mais popular de todo o mundo – o Coliseu, que já falamos aqui no blog previamente.

De acordo com a visão de Virginia, Roma agora tem um futuro muito brilhante pela frente. Este, que compartilha de uma visão de cidade fraterna, inclusiva e completamente aberta ao mundo que a rodeia. Roma pode, nesse mundo hoje cheio de conflitualidades, se tornar uma cidade de encontro, ou reencontro.

Por isso, os temas das comemorações desse aniversário de 150 anos, circundam a ideia de “cidade eterna”, e se encerram apenas no dia 3 de fevereiro de 2021. Um ano inteiro de muita festa e abertura para visitantes.

Raggi finalizara seu discurso falando que “celebrar esse aniversário, significa preparar-se com entusiasmo para os próximos desafios”.

COMEMOREMOS O ANIVERSÁRIO DO BERÇO DA HUMANIDADE

É inegável que o mundo, as instituições e a forma que vemos o mundo hoje, cresceu e nasceu em Roma. Foi lá que os primeiros filósofos passaram a debater a democracia, foi lá que as primeiras instituições voltadas ao direito nasceram, e foi lá que nós pudemos ver as primeiras fagulhas de uma sociedade moderna.

Por esses e outros motivos, todos nós, quer estejamos no Brasil, na Itália ou em qualquer local do mundo, devemos comemorar e celebrar esse grande marco, que são os 150 anos dessa cidade em sendo capital da Itália. Demonstra a importância dada a esse centro e como nós percebemos que essa cidade era importantíssima.

Se você vai visitar Roma nesse ano de comemorações, não deixe de conferir se o seu AIRE ou se o seu Registro Civil estão plenamente em dia. Isso é essencial para que você possa renovar o seu passaporte, e consequentemente, gozar de todos os benefícios de seu passaporte italiano.

Caso não saiba exatamente como lidar com essas questões, fale com a nossa equipe no [email protected] e temos certeza que poderemos te ajudar! Estamos esperando o seu contato desde já, ok?

Um grandíssimo abraço e até mais :D