Parece até uma pergunta louca, não é? Frente àquela arquitetura incrível, uma cultura riquíssima e estrutura social tão bem construída, quem diria que não vale a pena morar na Itália? Bem, se pesarmos alguns pontos específicos, quer seja sobre custo de vida, adaptação e etc, talvez a resposta mude. Confira o que temos a te falar. Viajar à Itália é sempre uma super experiência, certo? Caminhar por aquelas ruas onde a história foi escrita, descobrir curiosidades sobre cada esquina e ainda de quebra, provar de uma das melhores culinárias do mundo. Tudo isso sempre aponta para um pensamento quase em uníssono: adoraria morar aqui! A dúvida surge quando começamos a analisar melhor os requisitos para se morar na Itália. Assim como qualquer mudança de um país para outro, alguns pontos põem em cheque a ideia e nos fazem questionar se vale mesmo a pena o esforço empenhado para uma mudança dessa magnitude. De antemão já te falamos, se sua mudança for bem planejada e conseguir estudar todos os prós e contras e concordar com todos, vale muito a pena morar na Itália! Está precisando de um norte para analisar esses requisitos? A Cidadania4u separou para você aqui alguns tópicos que podem te interessar!

QUER MORAR NA ITÁLIA? PRESTE ATENÇÃO NESSES PONTOS

Está pensando em morar na Itália? Nesse artigo, nós da Cidadania4u vamos tentar mostrar quais as vantagens e desvantagens de fazê-lo! Ao final da leitura, você deverá ter uma visão bem mais clara desse tema!

Quais as vantagens de se morar na Itália?

Aqui faremos um choque direto com a realidade do Brasil, ok? Assim conseguimos ter um lado A e B de cada tema trazido à tona.
  • SEGURANÇA:

Uma das maiores disparidades que existem entre o Brasil e a Itália é a Segurança Pública. Diferente de nosso país, a Itália é um país seguro, é possível andar pelas ruas, passear pelas praças, utilizar o transporte público, tirar fotos em locais abertos sem nenhum medo de ser assaltado. A liberdade que nos é conferida apenas por exercermos esse direito de ir e vir sem a ansiedade e o medo constante de ser assaltado é uma das principais diferenças dessa lista.
  • EDUCAÇÃO PÚBLICA:

A educação pública na Itália é juma das melhores de todo o mundo, e o acesso ao ensino fundamental que é a partir dos 6 anos é universal e gratuito! Em se falando do ensino universitário, também é um dos melhores do mundo e, ainda que não seja completamente gratuito, as taxas cobradas são anuais e extremamente acessíveis aos cidadãos italianos.
  • SAÚDE PÚBLICA:

Diferente do que acontece no Brasil, a saúde pública italiana é muito boa, e ainda que o serviço não seja completamente gratuito, os valores praticados são extremamente acessíveis e cobrados conforme a renda da pessoa. Pessoas de baixa renda, idosos e crianças até os 6 anos não precisam pagar pelo atendimento!
  • CULTURA E HISTÓRIA:

Morar em um lugar rico culturalmente é uma experiência única, e como a Itália é um dos berços da civilização ocidental, seu solo é um dos mais ricos do mundo. No país é possível visitar museus, monumentos e ruínas. Meramente caminhar pelas ruas de cidades como Florença e Milão é capaz de nos trazer uma verdadeira experiência de imersão cultural.
  • GASTRONOMIA:

Para os amantes de uma boa mesa, a Itália é um verdadeiro paraíso. Dotada de bons vinhos, produtos frescos e de qualidade, a comida italiana e o acesso aos ingredientes lá produzidos são um super ponto positivo a respeito da mudança.
  • BELEZAS NATURAIS:
O Brasil é riquíssimo em belezas naturais, mas a Itália também não fica para trás. Com várias áreas de baixa urbanização, o país é famoso pelas suas paisagens deslumbrantes, vegetação abundante e vida selvagem saudável.
  • QUALIDADE DE VIDA:

Por fim, falamos da qualidade de vida. Uma das maiores vantagens dessa lista é esta, já que une todos os pontos acima, assim como alguns elementos, tais quais uma vida mais lenta, mais experiências nas ruas e proporcionadas pelo governo, maior custo benefício para os investimentos, entre outros.

Ok, as vantagens já foram, e as desvantagens?

Como nem tudo são flores, existe também uma listinha para as desvantagens de se morar na Itália. Ainda que venham em quantidade mais reduzida, esses 3 possuem um peso bem alto.
  • BUROCRACIA:

A Itália é um país super burocrático. Dificilmente você conseguirá resolver suas questões de forma célere no país. Até mesmo os passos que precisam ser dados antes de sua mudança possuem uma carga burocrática pesadíssima e que nos faz repensar os benefícios de seguir o projeto. Nessas horas é sempre importante ter ao lado de si uma assessoria de qualidade, como as da Prenota4u e da Cidadania4u.
  • CUSTO DE VIDA ALTO:

Em média o cidadão italiano gasta 1500 a 2000 euros por mês para viver. Esse é um dos custos de vida mais altos que existem na Europa, principalmente se chocando com países tal qual Portugal. Esse é um dos filtros que acabam por acabar com o sonho de mudança de muitos.
  • BAIXA EMPREGABILIDADE:

Por fim, temos a baixa empregabilidade. Essa vem se arrastando na Itália desde 2018, são mais de 10 anos com um país que absorve pouca mão de obra, e põe em cheque aqueles 1500 euros por mês que são necessários para se viver no país. Mesmo com a economia em crescimento, o País ainda amarga uma taxa de desemprego altíssima frente à sua população.

E AÍ, QUAL A SUA DECISÃO?

Mudar de país é uma escolha muito pessoal, e o saldo positivo ou negativo vai depender muito do que se deseja ter por experiência no país. Acreditamos que agora, tendo uma melhor visão das vantagens e desvantagens de se morar na Itália, sua decisão ficará um pouco mais fácil. Deu para perceber que a Itália não é um lugar para se ganhar dinheiro e acumular bens, mas sim para ter qualidade de vida, certo? A Itália está longe de ser um país como os Estados Unidos, que oferece oportunidades de emprego de alta remuneração com baixo custo de vida. Isso em mente e tendo em vista tudo o que passamos aqui, agora sua decisão está em suas mãos!

VAI PRA ITÁLIA E PRECISA DE UMA AJUDINHA BUROCRÁTICA?

Só falar conosco! Já possui cidadania italiana reconhecida e precisa agora da emissão de seu passaporte ou da retificação e atualização de alguns dados perante o governo italiano? Quer seja AIRE ou Stato Civile, a Cidadania4u está aqui para te ajudar! Ainda não possui sua cidadania reconhecida? Fala conosco no [email protected] e analisaremos sua situação, assim poderemos te ajudar melhor e te guiar nessa sua empreitada! Aguardamos seu contato lá no e-mail, ok? :P Até breve!