Existem milhares de vaga de trabalho na Itália que não despertam interesse de sua população economicamente ativa, e isso tem atraído cada vez mais estrangeiros e descendentes de italianos para o país. Só em Milão são mais de 70 mil vagas sem preenchimento esperado. Porque não dar uma conferida nelas? A Itália tem, cada vez mais, procurado reter seus cidadãos em solo nacional, sendo até rel;ativamente simples conseguir a documentação para fixar residência. Ainda assim, tanto o êxodo de seus jovens quanto a formação dos mesmos fazem com que mais e mais vagas, principalmente em cargos de base, fiquem sem pretendentes para preenche-las. Há mais de meia década o país convive com uma taxa de desemprego acima dos 10%, muito por conta da seletividade dos trabalhadores, já que estima-se que em toda a Itália existam centenas de milhares de vagas disponíveis.

DESINTERESSE DE LOCAIS CHAMA ESTRANGEIROS PARA OCUPAR AS VAGAS DE TRABALHO NA ITÁLIA

Um levantamento feito pela Confederação Geral da Indústria Italiana (Cifindustria) estima ainda que 200 mil novos postos deverão ser criados para postos não qualificados nos próximos anos, assim como qualificados, onde 1/3 desses devem ficar vazios por falta de talentos para aplicar às vagas. É por isso que muitas empresas estão recorrendo à mão de obra estrangeira para preencher essas vagas. Os principais setores dotados de vaga têm sido:
  • Setor de tecnologia da informação;
  • Mecânica;
  • Têxtil;
  • Alimentar;
  • Químico e Moveleiro.
Recentemente o governo chegou, inclusive, a aprovar a criação da Renda Cidadã, onde fica previsto o pagamento de bolsas mensais para a população de baixa renda. Entretanto, os beneficiários não podem recusar 3 ofertas de trabalho seguidas nos centros de emprego espalhados pelo país. A partir de abril esse projeto entrará em vigor e é uma das apostas do governo para reaquecer a economia italiana, que entrou em recessão técnica recentemente e que literalmente não pode ter tantos postos vagos assim, perdendo potencial de movimentação econômica.

PRINCIPAIS VAGAS PARA BRASILEIROS

Na Itália, algumas vagas são mais comuns e conseguem absorver melhor os brasileiros que procuram trabalhar. Abaixo deixamos esses cargos específicos para que você consiga fazer uma pesquisa por vagas mais segmentadas:
  • Profissionais de beleza, como barbeiros, cabelereiros, manicures e afins;
  • Panificação, quer sejam ajudantes de cozinha ou chefs;
  • Encanador;
  • Cozinheiros;
  • Profissionais de costura;
  • Mecânica.
Você pode conferir mais detalhes clicando aqui! Você será redirecionado para um outro post que fizemos aqui no site onde esmiuçamos esses cargos e quais os documentos são necessários para trabalhar na Itália.

SE ANIMOU COM AS POSSIBILIDADES NA ITÁLIA?

Embora muitas das profissões que estão com vagas de trabalho na Itália não sejam profissões dos sonhos, com certeza podem servir de experiência para galgar uma outra ocupação mais proveitosa. Mas, para que isso seja uma possibilidade, lembre de estar em dia com sua situação cadastral lá no consulado. Conte com a Prenota4u para qualquer necessidade frente ao consulado! Para fazer um orçamento, ou mesmo tirar suas dúvidas, não deixe de falar com nossa equipe através do nosso email de contato: [email protected] Lá, a nossa turma de especialistas vai poder te assessorar e guiar rumo à melhor forma de resolver suas questões! Ficaremos felizes em te ajudar (: No mais, é isso! Esperamos ter te ajudado a partir desse texto! (: Um grande abraço e até a próxima.