Somente aqui no Brasil, a população de cidadãos italianos é a maior de todo o mundo fora da Itália. Portanto, é bem sabido que os governantes do país estão de olho para atender todas as nossas necessidades e criar medidas sociais em nosso favor. Uma dessas foi o Guia das Raízes Italianas, um guia completamente voltado aos descendentes de italianos!

Em italiano se chama “Guida alle Radici Italiane”, e atende ao segmento turístico que mais cresce na Itália: o dos descendentes que voltam aos vilarejos para ver suas raízes. Vilarejos esses que costumavam ficar fora dos guias de turismo pela falta de pontos turísticos, mas não ficaram fora desde aqui.

De acordo com o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores: “É uma iniciativa importante para os italianos no exterior, mas sobretudo para a Itália”.

UMA VIAGEM DE VOLTA ÀS NOSSAS RAÍZES COM ESSE GUIA TURÍSTICO PARA ITALIANOS

Para quem vai à Itália completamente a turismo, gosta de visitar as paisagens, os pontos turísticos e as construções mais icônicas. Mas para um ítalo-descendente, ou mesmo um italiano reconhecido que não teve a oportunidade de visitar o país anteriormente, é algo completamente diferente. É uma viagem que significa muito, emocionalmente, historicamente e culturalmente.

Vendo isso, a Associação Raiz Italiana disponibilizou o guia, inclusive em português brasileiro! O primeiro volume pode ser baixado gratuitamente, fornece dicas para se descobrir tradições históricas, gastronômicas, sociais e culturais de quatro principais regiões:

  1. Basilicata;
  2. Abruzzo;
  3. Emilia-Romana;
  4. Puglia.

Lembrando que o objetivo aqui não é dar itinerários nem roteiros de viagem, mas orientações sobre a cultura local, de forma a facilitar sua busca sobre suas origens! :D

VOLTE À ITÁLIA E REDESCUBRA SUA HISTÓRIA!

Se você já reconheceu sua cidadania e agora deseja visitar o passado de sua família, agora é só arrumar as malas e partir para essa aventura e utilize esse guia turístico par italianos! Lembre-se que para isso, é necessário estar com o passaporte italiano em dia, assim como os documentos essenciais, que são o AIRE e o Registro Civil.

Para te ajudar com esses passos burocráticos, nada como contar com uma assessoria de qualidade: a da Prenota4u! Experientes no lidar com as questões consulares, nossa equipe de profissionais está esperando seu e-mail desde já no [email protected].

Fale conosco e entenda melhor como a nossa equipe de especialistas pode te ajudar a resolver qualquer pendência que tenha diante do consulado.

Aguardamos seu contato desde já! Um grande abraço e até mais!