A Toscana é apaixonante (ponto final). Não há como discutir isso, quer seja por conta de suas ruas charmosas, suas construções antigas, as cores da cidade, as trepadeiras que ornam as casas, e outros vários motivos. Mas, ainda que esses motivos sejam vastamente conhecidos, nem todos os conhecem. Por isso, criamos esse textinho para te guiar por essa fantástica região.

Algumas das passagens mais belas do mundo estão na Toscana, e elas não necessariamente se alocam em um ponto turístico específico, mas sim em meio à uma estrada entre duas cidadeszinhas, colinas ou caminhos ladeados por plantas ciprestes. As igrejas, que parecem conversar, erguendo-se frente às outras, assim como, as vastas pastagens e plantações.

Se você encontrou esse texto ao pesquisar “o que fazer na Toscana”, ou mesmo “Pontos Turísticos da Toscana”, prepare-se para receber uma listinha de cair o queixo.

SIGHTSEEING EXCLUSIVO DA TOSCANA

Aqui faremos uma listinha que não necessariamente pode ser completa em uma só viagem, ok? Então já vai preparando sua organização para passar um belo tempo em terras toscanas ou parcelar essa viagem em algumas vezes!

  1. VOLTERRA: De tradição etrusca, Volterra possui espetaculares entardeceres, assim como incríveis muralhas medievais. Além de arquitetura etrusca, também podemos encontrar traços dos impactos romanos, como nos teatros da cidade e nas ruínas de outras construções. Volterra possui um charme especial exatamente por unir vários mundos num só;
  2. ANGHIARI: Apaixonados pelo renascimento? Nós também! E para celebrar tal amor, não existe lugar melhor que Anghiari: região dotada de inúmeras ladeiras, ruas de pedra, velhos casarões e tudo com uma arquitetura incrível, até mesmo com um dos afrescos legendários de Leonardo da Vinci. Nessa localidade, muitos artistas viveram parte de suas vidas, como Michelangelo e Piero della Francesca, por exemplo;
  3. PIENZA: A Itália é cheia de cidades bem charmosinhas, com ruas que nos surpreendem ao desbocar em locais inesperados, tudo dado ao crescimento sem muito planejamento que se dava antigamente. Imagine só unir a arquitetura local em um super planejamento no século XV? Bem, essa é Pienza, uma cidade projetada pelo papa Pio II, junto a vários especialistas, que almejavam criar a cidade ideal, dotada de harmonia geométrica e beleza inigualáveis. Em 1996 foi declarada patrimônio da humanidade, por revolucionar a visão de espaço urbano;
  4. BANHOS TERMAIS DE PETRIOLO: Na reserva natural de Basso Merse, você pode encontrar incríveis belezas escondidas. Giglio Castello, por exemplo, é uma fortaleza à beira do mar, rodeada por praias e um antigo enclave defensivo bem de frente para a costa. Lá também existe um navio naufragado que por vezes, recebe visitas de mergulhadores;
  5. CERTALDO E BOCCACCIO: Uma das regiões medievais mais bem preservadas de toda a Itália. Tendo sido fundada pelos etruscos, teve uma idade de ouro no Renascimento que imprimiu fortes marcas em sua arquitetura local, se tornando um centro tão importante quanto Siena e Florença por alguns anos. Hoje, é por lá que podemos encontrar palácios incríveis, caminhar por ruelas antigas e verdadeiramente viajar no tempo;
  6. SAN QUIRICO: Quando pensamos na Toscana, talvez pela impressão que a novela Passione nos deixou, imaginamos logo uma vasta plantação, incríveis campos e pequenas casas de pedra no meio... Ainda que no texto não tenhamos citado muitos locais em que existem essas pérolas, elas são sim uma das marcas da região, e pode encontrar essas cenas idílicas indo de Siena a San Quirico, passando pelo vale d’Orci. No caminho ainda poderá ver parques públicos desenhados em XVI, castelos, pequenos hotéis nas estradas e lojinhas!
  7. PEQUENA JERUSALÉM DE PITIGLIANO: Surreal: essa é a definição dessa região italiana. No povoado de Pitigliano, existe a Pequena Jerusalém, uma pequena herança da próspera comunidade judaica que existia por aqui, e que se assentou quando o papa Pio IV os expulsou de Roma. A sinagoga e o bairro judaico são simplesmente incríveis, e tornam o vilarejo um local único em todo o mundo.

Esses são apenas 7 pontos que pensamos em elencar para você a partir de nossas experiências com a Toscana, mas estamos certos de que você, ao viajar de carro ou mesmo de ônibus pela região, poderá encontrar pontos incríveis e escondidos no território da Toscana!

EXPLORE E DESBRAVE A ITÁLIA INTEIRA!

Ou mesmo, more nela! Se você é cidadão italiano, tem direito de visitar a Toscana por quanto tempo quiser, ou mesmo qualquer outra região da Itália ou da União Europeia, sem se preocupar com o prazo ou com a data de volta!

Para exercer esse direito, lembramos que é necessário estar com toda a sua situação em dia, perante ao consulado italiano e a comune na Itália. Estamos falando aqui da atualização tanto de seu Registro Civil, AIRE e passaporte plenamente renovado.

Não sabe como fazer esses passos administrativos? Não se preocupe! Fale conosco no [email protected] e te ajudaremos nesse cerne!

Nossa equipe de profissionais especializados nos lidares burocráticos e administrativos perante o consulado italiano acompanharão todo o seu processo, te deixando com apenas a parte boa da organização da viagem: quais pontos e cidades visitará? Onde se hospedará? E tudo mais :P

Estamos esperando seu contato! Nos falamos em breve! Até mais :D