Você sabia que é proibido sentar na Escadaria da Praça de Espanha? Bem, a partir de agora, o governo romano pede que nós não sentemos mais nas escadarias da cidade, e para impor essa medida, os policiais podem dar aquela assustadora assobiada e ainda interpor multas que podem chegar a 400 euros.

Entre 250 e 400 euros - esse o valor que pode sair custando aquela sua simples fotinha para o Instagram. Isso sem contar com a vergonha de levar uma assobiada dos policiais, certo? Ainda que seja uma imagem bem típica das escadarias romanas, a expectativa dos governantes é que as escadarias parem de ser vistas cheias de turistas sentados e tirando fotos.

A cidade avançou com essa e outras proibições nos limites da cidade. Outra regra urbana é que não se pode sentar com comida e bebida em monumentos históricos, por exemplo. Entenda melhor essas regras no texto abaixo.

A LEI AGORA É MOBILIDADE PÚBLICA

Como padrão, podemos perceber que o governo romano deseja que a cidade seja mais móvel e menos “parada”. Ao proibir que os turistas sentem nas escadarias e usem as mesmas apenas para mobilidade, assim como, que não possam mais parar para comer em monumentos históricos, obriga os mesmos a caminharem sem formar grandes coágulos nas ruas.

Sem sombra de dúvidas, a escadaria de Roma é uma das atrações mais fotografadas de toda a Itália. Tendo sido construída entre 1723 e 1726, a escada já serviu de cenário para desfiles de moda, filmes icônicos e muito mais.

Desde 2016 as autoridades romanas tentam desencorajar o uso das escadas pelas massas turísticas como um local para sentar. No citado ano, a Bulgari financiou uma restauração que custou cerca de 1,5 milhões de euros. Depois disso, o incentivo à preservação da mesma tem sido cada vez mais intenso.

Outra cidade que está sendo mais regulamentada é Veneza, que inclusive foi palco de um episódio peculiar em Julho, quando dois alemães foram multados em 950 euros por fazerem um café na ponte de Rialto e terem sido convidados a sair da cidade.

REGRAS QUE DIVIDEM A POPULAÇÃO

Alguns cidadãos receberam essas novas regras como algo realmente bom à cidade e ao seu povo. Viviana Di Capua, por exemplo, chefe de uma associação de moradores do centro histórico de Roma, acha que “Roma precisa ser respeitada e as pessoas precisam entender que nem tudo é permitido”.

Entretanto, o novo regulamento policial gerou algumas opiniões diversas, que acharam a proibição de se sentar algo excessivo e inclusive “um pouco fascista”, como disse Vittorio Sgarbi, crítico de arte e especialista em patrimônio cultural.

Para Giuseppe Roscioli, que é o presidente de uma associação hoteleira, a Federalberghi, a medida é exagerada, vez que “os turistas devem poder descansar um pouco depois de passear pela cidade”.

O que você acha dessas novas regras policiais? Acha que mudará de uma forma muito absurda a maneira que ocupamos nossa amada Roma? Comente aqui abaixo e nos deixe saber o que você pensa.

EM SUA PRÓXIMA VIAGEM PARA ROMA, LEMBRE-SE DE NÃO SENTAR NA ESCADARIA DA PRAÇA DE ESPANHA!

Agora que já sabe das novas regras, não vai passar vergonha nem tomar prejuízo quando for à Roma, ok? E não esquece também das regras antigas. Ainda que sejamos cidadãos italianos, para viajar à Itália é necessário estar com o passaporte em dia e completamente válido.

E para essa finalidade, é necessário estar sempre com o AIRE e com o Registro Civil em dia.

Muitas regras e requisitos? Não se preocupe com elas! Fale conosco da Prenota4u e confie esses processos burocráticos aos nossos especialistas. (:

Nos falamos em breve! Um grande abraço e até mais! :D