TREVISO: O PEDACINHO DA ITÁLIA NO BRASILQuem aqui mora em Treviso sabe que a cidade é um oásis de tranquilidade e sossego em meio à correria de Santa Catarina. Com metade de seus habitantes vivendo na área rural, onde se gasta pouco para viver bem, as pessoas têm tempo para contemplar a passagem do tempo, respirar ar fresco e têm segurança nas ruas de qualidade. Acima de todas essas qualidades temos mais uma: a pequena cidade mais parece um pedaço da Itália no Brasil!

Ficando no interior de Santa Catarina, Treviso combina com pessoas alegres que gostam de simplicidade e tranquilidade. E o povo da cidade tem uma longa história. Com a maior parte da população sendo dotada de cidadania italiana e alemã, muitos deles já moraram inclusive na Europa por um tempo.

Na década de 1990 a cidade se viu ficar ainda mais pacata, e dessa vez, por conta dos jovens que deixavam o Brasil para procurar empregos na Europa. A maioria voltou: o amor por Treviso e a forma de vida da cidade é incomparável.

UE, MAS TREVISO NÃO FICAVA NA ITÁLIA?

Sim, temos uma Treviso na Itália e outra em Santa Catarina! A Comuna Italiana de Vêneto tem por capital, Treviso. Sua população ultrapassa os oitenta mil habitantes, e surpreendentemente, ela é geminada com 7 outras cidades no mundo, dentre elas, uma brasileira: Curitiba!

Esperava-se que a geminação tivesse acontecido com sua homônima, mas a cidade de Curitiba que foi a escolhida, lado a lado com Katoma, Timisoara, Sarasota, Orléans, Neuquén e Guelph.

E o que podemos falar sobre Treviso? Sobre cada uma delas!

Bem, a Treviso brasileira foi colonizada em sua maior parte por alemães, em 1850, e seu lote tinha um tamanho de 60 hectares, e eram pagos em 5 anos, incluindo-se juros a partir da primeira colheita desses colonizadores. Foi só em 1870 que os camponeses italianos, vindos de Treviso, Belluno e Vicenza, chegaram ao nosso solo.

Com o progresso, Treviso cresceu, teve cada vez mais escolas, mas ainda mantendo o charme colonial de cidade pequena, de poucos prédios, e fundamentada na agricultura familiar.

Quando nos voltamos à Treviso italiana, a história não muda tanto!

Tendo sido construída às margens do Rio Sile, é uma das cidades mais charmosas da região de Vêneto. Não sendo muito diferente de Veneza em sua arquitetura, a cidade foi marcada pela Idade Média, sendo cenário de disputa de vários senhores feudais.

Na região, os prédios mais altos que encontrará são as catedrais e suas torres, assim como o Mercado regional (parece que a história da Treviso brasileira teve de onde se inspirar, certo?).

DUAS CIDADES, UM MESMO NOME, UMA MESMA RAIZ

Treviso, em Santa Catarina é mais um dos inúmeros exemplos da presença marcada que temos dos nossos ancestrais italianos. Essa presença se manifesta em nossa culinária, nossa língua, nossa cultura e em nossas famílias!

Se você, assim como inúmeros outros brasileiros, possui ascendência italiana e já teve sua cidadania reconhecida, sabe dos prazeres que veem de tal reconhecimento. Falamos aqui tanto do poder de viajar pelo mundo sem preocupação com vistos, o direito de morar em qualquer país da União Europeia e muitos mais.

Mas, para poder usufruir de todos esses benefícios, temos sempre de lembrar de ter o passaporte válido, assim como, estar com os dados plenamente atualizados perante a comune italiana.

Caso não entenda bem como funciona o processo de renovação de passaporte, ou mesmo de atualização de dados: não se preocupe! Nós da Prenota4u estamos aqui especialmente para te ajudar!

Nossa equipe está de plantão esperando seus e-mails no [email protected] :D

Fale conosco e faça um orçamento sem compromisso!

Um grande abraço e até a próxima!