Quando algum amigo nosso, familiar ou conhecido possui um sobrenome italiano, é bem fácil de perceber pelo tom, certo? Bem, nem sempre. Assim como o sobrenome italiano pode não estar presente no nome daquele que possui a descendência, podemos ver situações em que a pessoa não consegue identificar o sobrenome por conta da proximidade com outras línguas latinas.

Bem, quais sobrenomes italianos podem pedir cidadania italiana? Essa é uma pergunta que recebemos com certa frequência. Ainda que os sobrenomes de grafia tipicamente italiana tenham letras duplas, como C duplo, ou mesmo palavras bem características, tais quais Ferrari, muitas pessoas possuem dúvidas sobre a possibilidade de adquirir cidadania italiana através deles.

Aqui nesse artigo vamos deixar algumas coisas explicadas acerca do pedido de cidadania italiana por meio do sobrenome. Papel e caneta em mãos e vamos nessa.

QUAIS SOBRENOMES ITALIANOS PERMITEM PEDIDO DE CIDADANIA ITALIANA?

Antes de responder essa pergunta, é necessário fazer outra: tem certeza que seu sobrenome é de origem italiana? Subindo a árvore genealógica você pode acabar descobrindo que seu sobrenome advém de outro país, então, sempre bom começar com a pesquisa de sua árvore, antes de mais nada.

Após montar sua árvore, é bem mais fácil saber de onde vem seu direito à cidadania italiana.

POR MEIO DE QUAIS DOCUMENTOS POSSO COMPROVAR A CIDADANIA?

Aqui em nosso blog já falamos um pouco sobre isso, mas, depois da verificação de sua ascendência, o segundo passo é reunir a documentação e prepara-los (quer seja por meio do apostilamento ou da tradução). O elenco de documentos necessários é:

  • Certidões de óbito;
  • Certidões de Nascimento;
  • Certidões de Casamento.

Lembrando que os documentos acima são necessários a todos os familiares de sua linha direta. O único documento diferente destes que será necessário é referente ao italiano imigrante, que deve comprovar a não naturalização do mesmo ao chegar em nosso solo. É através da CNN (Certidão Negativa de Naturalização) que isso ocorrerá.

Essa reunião é apenas o primeiro passo pra lidar com o reconhecimento de sua cidadania. Ao longo dessa caminhada, lembre de contar com uma assessoria que consiga trabalhar bem com os requisitos consulares, assim como com os prazos e passos que o consulado exige.

Nós da Prenota4u, em parceira com a Cidadania4u podemos lidar com suas necessidades consulares sem problemas!

Se deseja fazer um orçamento conosco, entre em contato por meio do de nosso e-mail: [email protected].

Conte-nos como podemos te ajudar e com certeza encontraremos uma resposta para te dar! (:

Nos falamos em breve!