A natureza é imbatível! E nem sempre entendemos o que vem a causar certos fenômenos naturais. A bola da vez é a invasão de gafanhotos que a ilha italiana de Sardenha vem sofrendo. De acordo com a comunicação local, essa é a pior nuvem de gafanhotos em mais de 60 anos!

Pouco a pouco, enxames de gafanhotos invadem Sardenha, e já chegaram a atingir a província central de Nuoro. Destruindo desde plantações locais, até mesmo casas em Ottana e Orani. São mais de 2000 hectares de terras agrícolas que foram cobertas pelos insetos até hoje.

São milhões de insetos insaciáveis, de acordo com a Associação de Produtores Italianos Coldiretti. “Os gafanhotos emergem em terras não cultivadas, mas depois vão para as terras cultivadas para comer”, diz representante da associação.

UM FENÔMENO CONHECIDO PELOS AGRICULTORES DE SARDENHA

E não estamos falando de conhecidos recentes! As visitas dos gafanhotos já é uma questão quase que sazonal e esperada nas contas do ano. Todos os meses de verão, existe o aguardo pela chegada dos insetos. Mas a diferença é que neste ano, parece que o grupo está um pouco maior.

Os mesmos, ainda parecem ter feito amigos: os percevejos, que têm atacado as árvores de frutos, de acordo com a mesma associação que citamos acima.

Luigi Puggioni, um agricultor local, assiste à destruição de parte de suas culturas sem ação: “Isso começou há cerca de um mês. Eram pequenos mosquitos, que têm estado a crescer e estão a destruir tudo que encontram pela frente”.

Não existe nenhuma medida eficaz, em se falando de abordagens agrícolas, para acabar com os gafanhotos. O que provavelmente acontecerá é: o ciclo de vida dessa infestação acabará, eles colocarão ovos, e partirão para outros territórios no continente.

A praga sempre surge após os meses de chuva, e o início de um mês mais quente. No caso, as chuvas de maio devem ter influenciado a reprodução, enquanto o calor de junho deve ter feito as larvas se tornarem insetos adultos.

Calcula-se que pelo menos mais 2.500 hectares de culturas sejam devorados pelos insetos, até que essa temporada passe. Os agricultores, diante disso, podem apenas aguardar e saber que este é o preço que se paga por viver num mundo governado pela mãe natureza!

UMA NUVEM QUE SE DESTINA A NUORO

Abaixo, veja um vídeo de reportagem local, comentando o ocorrido em Sardenha:

https://www.youtube.com/watch?v=AFgGaqFVo6U

No mais, conte sempre com a Prenota4u para te manter informado sobre tudo o que acontece na Itália! Se precisar de serviços consulares, já sabe com quem falar! Nossos especialistas podem te ajudar, quer seja na renovação de seu consulado, ou mesmo na atualização de seus dados perante o poder administrativo da Itália.

Fale conosco no [email protected] e saiba em detalhes nossos preços e como podemos te ajudar :D