República de San Marino, ou melhor – Sereníssima República de San Marino. Esse que é um minipaís situado nos Apeninos e completamente envolto pela Itália, faz fronteira com Emília Romanha e Marcas. A área de San Marino é de 61 quilômetros quadrados, ocupados por 30.000 habitantes. Saiba mais desse país nesse artigo.

Considerado o Estado Nacional mais antigo de todo o mundo, o País foi fundado em 3 de Setembro de 301. Seu fundador, Marinus, deixou uma colônia Romana e criou a república independente de tudo e de todos. A Constituição do país é histórica, ou seja, não é escrita, se baseia em documentos jurídicos importantes, pela jurisprudência e pelas decisões democráticas.

Quem governa São Marinho? O parlamento. Chamado de Grande e Geral conselho, possui 60 membros e 2 capitães-regentes, que são os Chefes de Estado por um prazo de 6 meses.

Ainda que seja um país minúsculo e não tenha contato com o mar, San Marino tem uma das maiores rendas per capita de toda a Europa.

A HISTÓRIA DA PEQUENA E CALMA SAN MARINO

Com sua fundação no ano de 301, San Marino cresceu de forma rápida, atraindo principalmente quem desejava se refugiar. No Século V sua população era grande o suficiente para sustentar sua independência perante as populações próximas.

Em 1243 foram nomeados os Chefes de Estado, e nascia então a República de San Marino como vemos hoje. Em 1797, vendo o potencial de ter uma República estável como esta ao seu lado, Napoleão Bonaparte pessoalmente ofereceu terras ilimitadas ao povo de San Marino, assim como uma ligação ao mar.

Qual a resposta os Conselheiros deram? Um educado “Não”. Afinal de contas, o que fez San Marino ser bem-sucedido foi a sua imparcialidade e estabilidade no decorrer dos anos. Ao rejeitar ser parte das guerras napoleônicas, o país garantiu a boa relação com seu país vizinho: a Itália.

Em 1892, ambos os países assinaram um Tratado de Amizade, mas San Marino se recusou a unir-se a ela.

Hoje, San Marino faz parte da zona do Euro e é governado por um partido Social Democrata, e vive uma das democracias mais fortes do mundo. Talvez até a mais forte de todas. É literalmente o único grupamento social que votou pela entrada do Comunismo e depois, pela saída do mesmo de uma forma democrática e justa.

CADA PESSOA FAZ A DIFERENÇA

Em um país onde existem apenas 30 mil pessoas vivendo, cada voto conta. Portanto, os políticos são realmente muito mais próximos de seu povo. As decisões refletem o que os habitantes desejam e a política age como deveria!

Por ser um país participante da Zona do Euro, você pode morar em San Marino, sabia? Ou viajar para lá com as facilidades de um cidadão italiano. Para isso, basta estar com seu passaporte italiano válido, assim como seus dados de AIRE e Registro Civil em dia.

Para garantir que esteja tudo em dia com seus documentos, sabe com quem falar, certo? Com a equipe da Prenota4u! Mande um e-mail para o [email protected] e receba em detalhes como podemos te ajudar!

Nossa equipe está esperando seu contato desde já :P