Isso mesmo, nossos ancestrais passaram 40 dias no mar para chegar aqui no Brasil, e ajudar a construir o nosso país. Muitos desses imigrantes nem sabiam qual era o destino, e carregavam suas vidas nas malas rumo a um destino desconhecido e surpreendente.

Mesmo que cheia de obstáculos, a viagem que os nossos ancestrais embarcaram também era cheia de esperança. Afinal de contas, quando as grandes imigrações aconteceram, a Itália passava por algumas atribulações, e vir ao Brasil significava ter acesso a uma qualidade de vida melhor. Mais ou menos a forma que vemos hoje a ida para a Europa.

Nos barcos, muitas pessoas se amontoavam, grande parte dessas em condição de pobreza. Essa era a realidade de quase todos os que viajavam de terceira classe nos navios a vapor. Outros migrantes que tinham melhores condições, conseguiam viajar na segunda ou na primeira classe, onde a experiência era melhor.

UMA MIGRAÇÃO RUMO A UM FUTURO MELHOR

24% dos italianos que saíram da Europa, entre os anos de 1876 e 1915 vieram aqui para a América do Sul. Somente ao chegar nos portos do Brasil que os italianos sabiam qual a colônia que seriam enviados para criar suas raízes. A maior parte desses nossos ancestrais desembarcaram no porto de Santos.

Em algumas cartas que foram recuperadas, de cidadãos italianos que enviavam mensagens para seus parentes lá na Itália, vemos como eles amavam essa nossa terra. Um deles falava:

“A terra é fértil na Colônia. Há muitas árvores. Aqui um homem que trabalha um mês, alimenta sua família por um ano. A água e o ar são excelentes, como em nosso país” – dizia uma carta enviada em 1876.

Hoje, nós descendentes de italianos, que gozamos de todos os direitos de um cidadão italiano nato, devemos agradecer muito aos nossos ancestrais que se esforçaram tanto para vir ao nosso país.

É sabido que, até mesmo antes de embarcar nos navios à vapor, uma longa migração era feita em território italiano. Dependendo do lugar de onde as famílias saíam, era necessário caminhar por 5 dias, até chegar a uma estação de trem ou porto. Debaixo de chuva e sol, contando apenas com animais para carregar seus pertences, os nossos ancestrais migraram e conseguiram tornar a nossa existência hoje, possível.

HONREMOS OS NOSSOS ANCESTRAIS NOS DIAS DE HOJE!

Manter viva a chama da Itália até os dias de hoje, dentro de nossos corações, é uma forma de honrarmos os nossos ancestrais aqui no Brasil. Se você é descendente de italianos, lembre que além de todos os benefícios que você tem, também existem algumas obrigações devidas ao poder administrativo italiano.

Como por exemplo, com relação à manutenção de seu AIRE e de seu Registro Civil, deixando esses dados sempre em dia. Outro ponto, é manter o seu passaporte sempre válido, para gozar dos direitos de viajar com o passaporte europeu sem surpresas.

Para a sua satisfação, saiba que nós aqui da Prenota4u podemos te ajudar em todos esses pontos. Fale com um de nossos especialistas aqui da empresa através do e-mail [email protected]!

 

Fale conosco, explique a sua situação específica e deixe que um de nossos profissionais te ajude! :D

 

Um grande abraço e até mais!