Já é um fato bem conhecido por todos os viajantes que retiram de seus bolsos um passaporte vermelho: uma onda de respeito se instaura. Não é à toa, tampouco por ser apenas de uma cor diferente do Passaporte Azul brasileiro, mas sim pelo fato das cores dos passaportes representarem um certo poder e confiabilidade advindo do país que o emite. Podendo ir do Azul ao Vermelho, do Verde ao Preto, os passaportes são documentos de identificação pessoal indispensável quando nos aventuramos em terras estrangeiras. A depender do acordo firmado entre o país que emite seu passaporte e o país de destino de sua viagem, você poderá ficar mais ou menos tempo no território, e é assim que se mede o poder de um passaporte. Possuindo inclusive uma métrica específica, o Henley Passport Index, a medição do poder de um passaporte é realmente importante, e pesa bastante em algumas tomadas de decisão, como por exemplo, a investidura em reconhecimento de cidadania dos seus ancestrais. Quer saber mais detalhes sobre o ranking? Vê só!

QUAIS OS MELHORES E PIORES PASSAPORTES?

 Bem, para começar nosso artigo, vamos para a dúvida principal: quão forte é o passaporte brasileiro? A resposta é: Bastante! Nosso passaporte nos dá acesso a 171 países pelo mundo! Muito diferente de passaportes como os do Iraque ou do Afeganistão, que garantem acesso a meros 30 países. Liderando a lista, temos o passaporte japonês, que é o mais poderoso de todo o mundo, garantindo acesso a 190 dos 193 países do mundo. Incrível, não? Vermelho, tal qual o passaporte Japonês, o Passaporte Italiano vem em quarto lugar, permitindo a entrada em 187 países, assim como, criando a possibilidade de firmar residência em qualquer país da zona de Schengen. Basta clicar aqui para conferir a lista completa.

 PASSAPORTE ITALIANO: 4º MAIS FORTE DO MUNDO

Dentre os 187 países, apenas 43 deles precisam de um visto, os outros permitem entrada direta, tal qual nós brasileiros fazemos com os países do Mercosul! Usando esse índice (de entrada sem necessidade de visto) como métrica para saber qual o passaporte mais forte, o italiano chega a subir 1 patamar, ficando empatado com a Suécia em 3º! O do Brasil, nessa métrica, desce um pouquinho, ficando em 17º posição, podendo entrar em 128 países sem visto. O diferencial do passaporte brasileiro é poder entrar na Rússia sem visto, podendo passar até 90 dias por lá! Ter a permissão de viajar para nada mais nada menos que centoquarantaquattro paesi nel mondo, não é para qualquer um, certo? Além de poder acumular o diferencial do Mercosul e da Rússia que advém do passaporte brasileiro. Com essa notícia, já começou a arrumar suas malas e a planejar sua viagem? Ainda não? Caso o motivo disso seja a não renovação de seu passaporte, ou pelo fato de ainda não ter tirado seu passaporte italiano, não deixe pra depois, corra agora mesmo para falar com um de nossos atendentes aqui da Prenota4u! Estamos esperando seu contato e prometemos te conseguir um agendamento junto ao consulado rapidíssimo! (: Abbracci a tutti e nos veremos no nosso próximo texto aqui no blog! (: