Quais os melhores e piores comunes para tirar a cidadania italiana?

Quais os melhores e piores comunes para tirar a cidadania italiana?

O que é um comune?

Comune nada mais é do que uma comuna ou um município. É uma palavra italiana que determina uma organização territorial equivalente a, no Brasil, município. E, quando se fala em cidadania italiana, alguns comuni são melhores do que outros.

Um comune tem uma organização muito parecida com a de um município no Brasil, embora poucos tenham esse status.

Um comune é comandado pelo sindaco, cujas funções se assemelham às do prefeito nas cidades brasileiras. Ele faz parte do conselho comunal (consiglio comunale, em italiano) ao lado de conselheiros comunais, que são eleitos, e da junta comunal (giunta comunale), assessores escolhidos por ele.

Mesmo tendo uma organização muito semelhante à de um município, na Itália poucas comunas podem ter esse patamar. Para chegarem a ser cidades, o presidente deve decretar por iniciativa própria ou por uma proposta de pessoas do próprio comune.

Saiba agora quais são os melhores comuni para tirar a cidadania italiana, bem como as que não oferecem um cenário tão favorável.

Quais os melhores comuni para tirar a cidadania italiana?

A escolha do local para ter esse título é um passo muito importante em todo esse processo. Também pode determinar o tempo de todo o procedimento e contratempos em razão de se ter um conhecimento adequado sobre o tema.

Em um dos próximos tópicos, você terá dicas muito especiais para escolher o local perfeito para conseguir seu título. Logo a seguir, veja omelhores comuni para se tirar a cidadania italiana.

Mantova

Mantova pode ser considerado um dos melhores comuni para tirar cidadania italiana.

Em alguns períodos, o comune recebe muitas requisições de pessoas que desejam se tornar cidadãs italianas, devido às excelentes recomendações daqueles que conseguiram. Isso pode atrasar um pouco o processo, mas mesmo assim vale muito a pena escolhê-lo.

Isso porque, mesmo com o ligeiro aumento de tempo para a obtenção do título, não se tem notícia de problemas mais sérios em qualquer fase desse processo. Todas as pessoas que entram com o pedido são atendidas.

Também chamado de Mântua, fica no Norte do país e tem quase 50 mil habitantes, logo é um comune de pequeno e médio porte. Mesmo assim, diferentemente de outras localidades, tem uma excelente estrutura, com pessoal muito experiente.

Foi exatamente isso que fez tantas pessoas escolherem esse comune para conseguir a cidadania italiana e ser um dos melhores nesse aspecto. A propaganda positiva fez com que o número de pedidos crescesse vertiginosamente. Dessa maneira, o tempo de conclusão do processo aumentou.

Entretanto, as chances de se ter um problema com erros, independentemente de quais sejam, são praticamente nulas.

Ardore

Fica no Sul do país, próximo a Reggio Calabria. Quando se fala de melhor comune para tirar cidadania italiana, Ardore pode estar na lista pela rapidez no processo, mesmo porque a localidade é bem pequena – tem cerca de mil habitantes.

O que faz esse comune ser bem eficiente é o tráfego de influências. Nada é feito contra a lei, muito pelo contrário. Mas, como em qualquer cidade pequena ao redor do mundo, todos conhecem todos – o prefeito, a pessoa que hospeda o solicitante, enfim, todos os envolvidos no processo.

A rapidez também acontece para que mais pessoas possam ser atendidas.

O principal problema nesse que pode ser considerado um dos melhores comuni para conseguir cidadania italiana é a moradia. Para pessoas que não estão acostumadas a localidades muito pequenas, pode parecer um pouco entediante viver em um local que não oferece muitas opções de diversão e lazer.

Para se ter uma ideia, a sorveteria local não abre todos os dias e os supermercados ficam fechados por três horas diárias durante o expediente, entre 1 e 4 da tarde.

Pavia

Esse comune, também na lista dos melhores para se tirar cidadania italiana, fica na região da Lombardia, no Norte do país. A localidade é tão favorável que não é necessário aguardar até o fim do processo na cidade. Tudo pode ser finalizado no Brasil, pois o processo costuma se estender por até três meses no local.

O comune fica a 35 quilômetros de Milão, às margens do Rio Ticino e ao norte do Rio Pó. Tem cerca de 73 mil habitantes e, como possui uma área de 62 km², conta com uma alta densidade demográfica, de mais de mil habitantes por quilômetro quadrado.

Como uma cidade não tão pequena, a experiência de todos os funcionários envolvidos é outro aspecto positivo.

Você acabou de saber mais sobre três comuni que podem ser considerados os melhores para conseguir a tão desejada cidadania italiana. Veja agora o oposto: cidades onde não é tão aconselhável dar entrada no título.

E os piores comuni?

Ao entrar com o processo de cidadania italiana, é preciso também um pouco de preparo emocional. Nem tudo funciona conforme a lei determina e algumas situações são bem desagradáveis e embaraçosas, porque alguns funcionários simplesmente não se importam em seguir as regras por preconceito.

Podem-se encontrar muitos casos de xenofobia e racismo, sem contar ter que convencer o funcionário de que tudo está sendo conforme a lei e não há a possibilidade de negar a cidadania. Isso, por si só, já é bem embaraçoso.

Veja agora cinco comuni que definitivamente não são os melhores para conseguir cidadania italiana.

Milão

Milão é uma das principais cidades italianas, mas não oferece os melhores serviços em relação à obtenção de cidadania.

Como uma das cidades mais famosas da Itália, cheia de atrações turísticas e com tradição no mundo da moda, é natural que muitas pessoas tentem tirar a cidadania italiana neste comune. E é exatamente esse o seu maior problema.

Não é possível atender em um curto prazo de tempo tantos pedidos. Por isso, os prazos se estendem muito: oito meses, um ano, um ano e meio e até dois anos.

Diferentemente das cidades citadas anteriormente, Milão é muito grande: tem cerca de 1,3 milhão de habitantes. Sua região é a mais populosa da Itália, com mais de 7 milhões de pessoas. É a segunda maior cidade italiana.

Bergamo

Essa cidade de 120 mil habitantes, na região da Lombardia, protagoniza um fato muito comum em muitas localidades italianas: recebe mais requisições de cidadania do que pode suportar. O resultado não poderia ser diferente: o sistema fica mais moroso e as ações mais lentas.

Além disso, há o fato de, mesmo com os documentos em ordem, os funcionários alegam irregularidades e, por conta disso, negam o direito à cidadania. Essa é uma situação bastante constrangedora e que causa transtornos na vida do requerente, que deve ter muitas informações sobre a lei para poder dialogar nesses casos.

Ferrara

Tem 130 mil habitantes aproximadamente, sendo então do mesmo porte que Bergamo. Fica às margens do Rio Pó e se destaca pela sua arquitetura, com muitas referência ainda do século XIV.

Este aspecto, inclusive, é o que dificulta a obtenção da cidadania italiana neste comune. Como um local com forte tradição turística, bem como toda a sua região, muitas pessoas dão preferência a essa cidade para conseguir o título, provocando, como consequência, uma sobrecarga. Isso faz com que o processo se arraste por muito mais tempo.

Lucca

Está localizada na região da Toscana, esse comune tem tradição Renascentista, com muros construídos no século XVI. Como turismo, é um lugar maravilhoso, mas não se pode dizer o mesmo em relação à obtenção da cidadania italiana.

Com 80 mil habitantes, é, portanto, considerada uma localidade de porte médio. Porém, o número de oficiais e funcionários trabalhando nos processos de cidadania não é tão grande assim, pelo menos não está de acordo com o tamanho da cidade. E esse é o maior problema.

Com essa falta de pessoal, muitos processos acabam sendo bastante demorados, fazendo com que este não seja dos melhores comuni para conseguir cidadania italiana.

Você viu com mais detalhes como é tirar cidadania italiana naqueles que são considerados os melhores e piores comuni da Itália. Entretanto, o país conta com quase 8 mil localidades e você saberá logo mais como escolher a ideal para dar entrada em seu título.

Como encontrar um bom comune?

De uma forma geral, os comuni de menor porte são os melhores para conseguir cidadania italiana. Mesmo assim, é preciso ter bastante critério nessa seleção, pois algus delas podem pecar pela falta de experiência, ocasionando problemas na obtenção do título.

Esse não é o único motivo pelo qual pode haver contratempos. Alguns comuni podem ter um número insuficiente de funcionários e oficiais para atender a sua demanda. Como consequência, há mais tempo de espera para a concretização e finalização do processo.

As comunimaiores têm mais conhecimento sobre o assunto, mas, como muitas pessoas as procuram para conseguir a cidadania, o processo pode demorar um pouco mais – em alguns casos, chega a ultrapassar um ano. Geralmente, o tempo médio é de 3 a 6 meses para a conclusão do processo e confirmação da cidadania.

Escolher um bom comune é essencial para mais rapidez e sucesso na obtenção da cidadania italiana.

É importante saber onde outras pessoas conseguiram o título e procurar mais informações sobre essa experiência. Além de dar segurança durante todo esse processo, os riscos de eventuais problemas são bem menores, pois já é sabido que o comune é um dos melhores para se tirar cidadania italiana.

Um aspecto que pode ajudar a encontrar o comune ideal é saber um pouco mais sobre ele, algum detalhe que encanta ou algo que atraia pessoas e que possar se um entrave para obter o título.

Curiosidades sobre os comuni italianos

Como já mencionado, a Itália possui quase 8 mil comuni, nem todos eles têm status equivalentes aos municípios no Brasil. Algumas cidades são grandes e famosas mundialmente – e, claro, não são as melhores cidades para se obter a cidadania italiana –; outras são minúsculas.

O maior comune italiano é a capital Roma, que tem 2,8 milhões de habitantes. Milão, já citada ao longo do texto, tem 1,3 milhão de habitantes e é o segundo maior, seguido por Nápoles, com 900 mil.

Mas nem todos esses comuni têm tantos habitantes. Moncenisio, no Piemonte, tem apenas 30 habitantes.

Quando se fala em área, Roma também sai na frente, com 1.285 km2. Atrani, em Salerno, é a menor, com apenas 120 m2, que pode ser muito bem o tamanho de uma casa.

Se você gosta de locais extremos, esses comuni podem interessar. Ao norte, Predoi é a mais distante, como se fosse o Oiapoque no Brasil. Lampedusa e Linosa são os que estão mais ao sul do país.

Assim como o Brasil, a Itália tem muitos comuni com nomes de santos. Apenas com San Giovanni, são 34 localidades diferentes, sem contar outros 33 com o nome San Pietro.

Alguns comuni podem se destacar por sediar eventos um tanto quanto inusitados. Bagnoregio, localizado na província de Viterbo, abriga todo mês de junho uma corrida de asnos. Além disso, a Civit’Arte é um festival que mostra música, teatro, história e arte.

Viganella, outro comune, é cercado de montanhas que impedem a passagem de luz do sol por seis meses por ano. Para resolver esse problema, afinal trata-se de metade do ano sem sentir o brilho solar, foram instalados espelhos gigantes, para que a luz fosse refletida e atingisse toda a localidade.

Lembrando que, mesmo com cidades tão pequenas e peculiares, a Itália é um dos maiores países do mundo: tem 61 milhões de habitantes, sendo o quinto mais populoso, e tem a sétima maior economia do planeta.

Você acabou de conhecer os melhores comuni para se obter a cidadania italiana e algumas curiosidades sobre o país. Dessa maneira, você tem uma base do que pode esperar ao tirar o seu título em território italiano.

Para saber mais sobre todo esse processo em todos os seus aspectos, o blog está repleto de textos com informações muito relevantes sobre o tema. Leia para tirar dúvidas sobre cidadania italiana.

Quaisquer novidades sempre são postadas nas atualizações. Assim, visite o site sempre para conferi-las.E se você tem alguma dúvida a respeito dos melhores comuni para tirar cidadania italiana, não deixe de comentar.


Comments

  1. Fiz a minha em um comune pequeno, a principal dificuldade foi alugar um imóvel. Mas o nosso oficial do cartório q parecia ser gente boa, engavetou a solicitação da NR por 60 dias, e depois qdo recebeu a resposta nos enrolou por mais 15 dias. Em resumo, além da moradia, a agilidade depende da vontade do oficial do comune. No meu caso ultrapassou os 90 dias….

  2. Como obter a identidade na Itália,já possuindo o certificato de cittadinanza conquistado no Brasil?

  3. Avatar Delio Perim Junior : outubro 15, 2018 at 3:07 pm

    Boa tarde prenota4u.

    Tenho interesse em obter a cidadania Italiana e tenho me preparado para isso.
    Pretendo fazer o processo na Itália, tendo inclusive uma amiga Ìtalo-brasileira que está ajudando.
    Estudo Italiano fazem dois anos e já tenho todas a certidões necessárias, porém uma dúvida persiste. Até o meu avô o meu sobrenome terminava com N (Perin ) a partir do meu pai passou a terminar com M ( Perim ). Gostaria de saber se tenho necessidade de mudar o sobrenome, se tenho que alterar todos os meus documentos e tendo essa necessidade de alterar os demais documentos pessoais, tenho que fazer de imediato ou posso “conviver” com essa modificação somente relativo ao processo.
    O comune que pretendo proceder a cidadania é Torino.

    • Olá Delio, gostaria de saber como foi sua experiencia com a Comune de Torino ? o processo foi rápido ? teve muitas exigencias ?

  4. Avatar mario matiello : outubro 21, 2018 at 3:52 pm

    Muito bom blog. Obrigado pelo post. Essa situação se mantem hoje? E quanto alguns erros nas certidões, como é isso?

  5. Cião tutto bene, o Comune di Bologna e ótimo eles respondem o e-mail, são muito atenciosos nada a reclamar, tudo que precisei fui atendido com excelência.

    • Olá João, queria muito fazer meu pedido de cidadania em Bologna mas ouvi muito comentários ruins. Você reconheceu sua cidadania recentemente?

  6. Sou cidadã já reconhecida há alguns anos no comune de San Doná di Piave, Veneza, minha filha vai em meados de 2019, abril ou maio, será conveniente ela fazer no mesmo comune ontem nasceu meu antenato e de onde foi reconhecida a minha? Ouvi dizer que é um comune saturado

  7. Avatar Maria José Romanello : fevereiro 17, 2019 at 10:56 am

    Por favor: tenho cidadania faz uns 20 anos (Treviso/Veneto) há 10 anos meu passaporto foi atualizado – tenho recebido corresp.p/votação. Nesse tempo (10 anos) não fiz mais
    atualizações – ela é necessária??

    • Olá, Maria!

      É necessário fazer atualizações quando há casamento, divórcio, nascimento de filhos ou mudança de endereço. Se nenhuma dessas situações ocorreram desde que sua cidadania foi deferida não tem o que ser atualizado.

      Qualquer dúvida só procurar a gente 😉

  8. Avatar Maria Beatriz Benedita Boldrin : agosto 23, 2019 at 1:02 am

    Olá
    Gostaria de:
    1- uma sugestão de Comune para tirar cidadania
    que não seja no Sul da Itália.
    2- sugestão de acomodação para senhora por 4 meses á partir de fevereiro de
    2020.

    Grazie mille

    • Olá, Maria!

      Não é possível escolher o comune onde será feito o processo de cidadania, pois este é determinado com base na origem do seu dante causa (ascendente italiano). Com relação à acomodação, infelizmente não conseguimos te ajudar :/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *