Muito se fala sobre beleza, quando o assunto é a Itália. Mas, em Piobbico, a história é diferente. Aqui, celebra-se a falta da beleza. Há 140 anos a feiura da população local é comemorada, e agora sua ideia se tornou até mesmo um movimento mundial. Entenda mais detalhes sobre isso no artigo que segue abaixo!

Desde 1879, Piobbico abriga o Clube dos Feios (Club dei Brutti), que é uma associação de pessoas cujos membros “não são o que sua aparência mostra”. Ao longo das gerações, a ideia desse grupo começou a ser cada vez mais disseminada entre seu povo, e hoje, a Associação se tornou Mundial, e tem 30.000 membros, e 25 sedes em diversos países.

Piobbico fica escondida em um vale, entre o Mar Adriático e a Cordilheira dos Apeninos, bem no centro da Itália. Mesmo que seu cenário seja mais que perfeito, a cidade é famosa pela falta de beleza de seu povo.

UM POVO RICO EM BELEZA INTERIOR

A feiura é uma virtude, a beleza é uma escravidão. Esse é o mote do Clube dos Feios. Originalmente concebido como um serviço que apresentava homens solteiros (e um pouco desprovidos de beleza), às mulheres solteiras da cidade. O Club dei Brutti evoluiu, e hoje prega piamente que o que importa é a beleza interior, muito acima da aparência física.

Em 2007, inclusive, Piobbico lançou uma estátua que faz uma homenagem às pessoas feias da cidade. Hoje, é bem mais fácil fazer parte desse clube. Antigamente, era necessário passar por um julgamento de feiura. O desprovimento de beleza poderia variar de “não especificado” até mesmo “extraordinariamente feio”.

E isso, num país onde a beleza é tão estampada, esse cantinho da Itália se mostra autêntico e não convencional, brilhando ainda mais em meio ao padrão estabelecido culturalmente.

VIRTUDE É SIM UMA EXPRESSÃO DE BELEZA

Se orgulhar de como aparenta ser é um empoderamento único. Os padrões de beleza exercem uma pressão imensa em todas as pessoas do mundo, e como lutar contra os padrões em específico não é algo tão factível, pleitear a auto-aceitação é um caminho tão tortuoso quanto, mas um pouco mais fácil.

É isso que estes homens do Club dei Brutti estão fazendo por anos e anos, aceitando a forma que aparentam ser, em prol de uma melhor qualidade de vida.

E você, o que acha desse clube? Acha que gostaria de entrar nele? Sabe bem o que dizem né? Se a pessoa vem para esse mundo desprovido de beleza, sempre é compensada com uma boa personalidade. Quem sabe nesse clube você não encontra bons amigos?

E, se estiver planejando ir para Piobbico, lembre que é necessário estar com o seu passaporte plenamente válido, e seus dados de AIRE e Registro Civil, completamente atualizados.

Lembre que pode contar conosco aqui da Prenota4u para te ajudar nisso! Somos especialistas no lidar burocrático diante do consulado, e adoraríamos estar lado a lado contigo nessa empreitada. Fale com nossa equipe no [email protected]!

Um grande abraço e até mais!