Quem já foi à Florença ou para qualquer outra cidade da Itália que seja conhecida por seus Gelattos, sabe que um dos mais deliciosos é o de pistache. Levemente salgado, verde, de sabor amendoado e um veludo inigualável, o pistache realmente pode ser considerado uma preciosidade nacional, e não é que ele é tratado assim?

Patrulha do Pistache! Isso mesmo, uma verdadeira patrulha policial protege as plantações desse delicioso grão, já que o quilo do mesmo pode chegar a uma média de R$ 70 lá na Itália. Na Sicília esse é um bem considerado de luxo, e por conta disso, as plantações costumavam ser vítimas de uma série de furtos.

Assaltantes chegaram a roubar cerca de 300 quilos do produto em 2009, causando um prejuízo de estarrecedores R$ 20.000! O pistache e sua plantação costumam gerar cerca de 20 milhões de Euros por ano, tão somente na cidade de Bronte.

PLANTANDO OURO (OU PISTACHE) NA ITÁLIA

Com um item tão lucrativo, os produtores da região precisavam de mais atenção policial realmente. As árvores de pistache só dão frutos a cada dois anos, e perder qualquer parcela disso pode prejudicar a fazenda e os trabalhadores do local de uma forma irreversível.

Em 2017 foram recolhidas cerca de 1.250 toneladas na região de Sicília, e espera-se que agora no ano de 2019 a colheita seja ainda maior!

A proteção governamental hoje alcança 230 fazendeiros que fazem parte da Organização local de Comércio Consorzio di Tutela. Isso leva muita tranquilidade aos fazendeiros e para nós, amantes de todas as delícias feitas com essa semente!

Podendo ser transformado em pastas, farinhas, doces, salgados e mais, o Pistache é um dos itens mais versáteis da culinária italiana, e realmente, não pode ser desviado para as mãos de malfeitores.

UMA CULTURA FAMILIAR

Ainda que seja nativa do Oriente Médio, o pistache é usado como um tingimento e remédio para doenças do fígado e dos músculos há muito tempo na Itália. Bronte é a região de maior concentração de pistache de toda a Itália, e é lá que há séculos famílias passam a cultura desse grão de pais para filhos.

Se você ainda não teve a oportunidade de se deliciar com um prato tipicamente feito na Itália com pistaches da região, está perdendo uma das experiências mais incríveis de sua vida!

Lembre sempre que, para visitar a Itália em sendo cidadão italiano, deverá estar com seu passaporte válido! E para lidar com isso, basta falar conosco da Prenota4u!

Manda um e-mail para o [email protected], explicando sua situação, que nossa equipe de profissionais te ajudará de forma eficiente e rápida :P