Seu cônjuge ainda não pode solicitar a naturalização por matrimônio? Sabia que ele ou ela pode receber um visto italiano para viver normalmente contigo, cidadão italiano, em solo europeu? Sim, isso mesmo! Não é necessário esperar os prazos exigidos pela naturalização por matrimônio para isto. Entenda melhor no texto abaixo.

Muitos casais têm por plano se mudar para a Itália, e quando um dos pombinhos possui cidadania italiana, esse sonho é ainda mais alcançável. Quer seja porque, cumprindo os anos de união, o cônjuge de brasileiro pode pleitear pela naturalização enquanto italiano, quanto por ter direito ao visto italiano para residência.

De acordo com a legislação italiana, os familiares estrangeiros de cidadão italiano possuem um status especial para a entrada na Itália, e podem pedir até mesmo 5 anos de estada no país, podendo renovar a mesma por tempo indeterminado.

CONHEÇA MAIS DOS DIREITOS AO VISTO ITALIANO

E quem teria direito a esse visto de estadia? Bem, os familiares como um todo. Dentre eles temos o cônjuge, os filhos menores de 21 anos (mesmo que filhos apenas do cônjuge), os pais e os sogros, e assim por diante. Qualquer familiar do cidadão italiano, de até segundo grau, têm direito ao permesso.

Entretanto, esses familiares mais distantes têm direito a um visto de duração menor. No caso, de apenas dois anos, ou mesmo somente um. Nesse período, existe o direito de viver em território italiano.

OBS: É imprescindível que, para que a carta di soggiorno seja concedida, o cônjuge seja convivente com o cidadão italiano na Itália. Essa regra existe para que não existam golpes ou tentativas de levar pessoas que não têm tal direito para a Itália.

SE JÁ TEM DIREITO À NATURALIZAÇÃO, INVISTA NESSE PROCESSO!

Mesmo que exista a possibilidade de conseguir o visto italiano para o cônjuge, ser naturalizado italiano gera muito mais conforto e traz muitas possibilidades para o cônjuge naturalizado. Se você deseja saber mais detalhes sobre como isso funciona, fale conosco aqui da Cidadania4u, e de certo poderemos te ajudar.

Manda um e-mail para os nossos especialistas lá no [email protected] e explica melhor um pouco de sua história com seu cônjuge. A naturalização poderá conceder ao seu cônjuge todos os direitos de um cidadão italiano, e portanto, possibilitará o ingresso em universidades europeias, aplicação para vagas de emprego e assim por diante.

É um passo super interessante e que evoca diversos benefícios para o futuro! Dar esse passo o quanto antes é a melhor forma de ter certeza de tirar o melhor proveito dessa decisão. Nós aqui da Cidadania4u estaos esperando o seu contato aqui na nossa caixa de e-mails desde já!

Um grandíssimo abraço e até mais. Não esqueça de dar uma olhadinha em nossos textos prévios aqui do blog. Estamos sempre publicando dicas sobre como funcionam os lidares burocráticos com os consulados e o poder administrativo italiano.

Nos falaremos brevemente! :D