Uma roda de queijo parmesão pode custar mais de 1000 dólares. Isso é bem mais caro que diversos outros queijos, e isso se deve à quantidade de leite usado para a produção de apenas uma roda, assim como o tempo de amadurecimento que esse queijo toma. Entenda mais sobre esse processo no texto abaixo.

O queijo parmesão verdadeiro, pode apenas ser feito em uma pequena região no norte da Itália. A regulamentação que define isso é semelhante à que restringe a produção de champanhe a uma área específica da França, por exemplo. Essa limitação, somada a todos os pormenores da própria produção desse queijo, tornam o mesmo bem mais caro.

Todos os anos, 3,6 milhões de rodas de parmesão são feitas na Itália. Não surpreendentemente, essa parcela do mercado traz para a Itália a bagatela de 2,200,000,000 euros.

EMILIA ROMAGNA E SEU QUEIJO PARMESÃO

É na Emilia Romagna que, numa pequena parte do território, o queijo parmesão original e verdadeiro é feito. Os primeiros produtores do queijo eram monges, que viviam na Itália milhares de anos atrás. Hoje, é na mesma região onde esses monges viviam, que o queijo continua sendo produzido, e tão somente nesses pontos tradicionais que se pode ter o queijo autenticado enquanto parmesão verdadeiro.

Em verdade, é impossível fazer o queijo parmesão verdadeiro fora dessa região. Tudo isso, graças a 3 bactérias benignas ao corpo humano e responsáveis pela fermentação do leite que existem nessa área, e tão somente nessa área.

Essas 3 bactérias existem no solo e cobrem toda a grama. Essa grama é ingerida pelas vacas, que acabam passando parte dessas bactérias para o leite. Quando o leite é colhido e levado para os centros de fermentação, as bactérias passam a fazer seu trabalho de fermentação, e transformar o líquido no famoso queijo parmesão.

O líquido vai então passando de uma textura líquida para algo semelhante a um iogurte, e depois, se aproximando mais de uma borracha, enquanto o soro do leite vai saindo da goma, e a massa se aproxima mais e mais da consistência de um queijo.

TUDO PATENTEADO E FEITO DE ACORDO COM O LIVRO DOS MONGES

Grande parte do trabalho que é feito no leite é manual, e quando é substituído por máquinas, elas ainda assim imitam o cuidado e os movimentos das mãos humanas. Tudo isso, somado ao tempo que leva para que todo o processo seja finalizado, faz com que esse queijo feito nas proximidades de Parma, na Itália, seja uma delícia tão cara e rara.

Até mesmo os bancos aceitam rodas desse queijo como garantia de pagamento, por parte dos agricultores que desejam empréstimos. Se você já teve o prazer de comer um parmesão típico, sabe da textura, do sabor e de como o queijo tem um corpo super especial.

Se você ainda não provou, já pode começar a arrumar suas malas e planejar uma viagem pela região da Emilia Romagna, na Itália. Só lembrando que, para curtir sua viagem gozando de todos os privilégios de seu passaporte italiano, é necessário estar com o mesmo completamente válido.

E para isso, seu AIRE e seu Registro civil devem estar em dia. Caso não saiba necessariamente como regularizar esses pontos, fale conosco aqui da Prenota4u. Somos especialistas nesse tipo de quesito e estamos aqui para te ajudar!

Nossa equipe está esperando o seu e-mail no [email protected] :D

 

Um grandíssimo abraço e até breve!