Muito se fala acerca da Carta d’identità, mas nem sempre com total conhecimento de sua significância. Todo e qualquer cidadão italiano tem direito à cédula de identidade, já que ele é um documento de reconhecimento que pode ser usado tanto na Itália quanto qualquer outro país da União Europeia, garantindo direitos específicos aos moradores do bloco. Como dissemos, todo cidadão italiano pode conseguir a cédula de identidade, quer seja morador de solo italiano ou não. No caso de não morar na Europa, o cidadão deverá requerer sua cédula diretamente no comune que possui o AIRE cadastrado. A CI que é a Carta di Identità pode ser emitida por pedido à qualquer momento pelo cidadão, mas algumas peculiaridades devem ser seguidas. Sobre elas, discutiremos no texto abaixo!

COMO SOLICITAR A IDENTIDADE ITALIANA?

Listaremos abaixo situações específicas e a forma de agir diante delas, ok? Veja só:

Como funciona aos residentes na Itália?

Aqueles que já possuem residência na Itália podem fazer o pedido da identidade diretamente ao comune. Sobre isso, muitas pessoas perguntam se a Identidade em si é um requisito para fixar residência em solo italiano. A resposta para isso é não, já que não é possível alcançar tal documento e retirá-lo em solo italiano sem ter a residência fixa.

Aos residentes em outros países da União Europeia, muda algo?

Sim, já que nesse caso, eles poderão fazer o pedido apenas no consulado de sua circunscrição. Essa informação pode ser facilmente alcançada na embaixada italiana local, por exemplo.

Por fim, e quanto aos residentes fora da Itália e da União Europeia, como por exemplo os descendentes em solo brasileiro?

Estes podem fazer o pedido da carta de identidade no comune de inscrição do AIRE. É necessário tão somente ir pessoalmente ao Comune na Itália, já que os consulados no Brasil não emitem a identidade. Vale lembrar que é necessário ir em carne e osso e não é possível enviar procurações ou coisa do gênero.

Qual o prazo de validade do documento?

Por requerer visitas à comune, uma grande questão é esta: qual o prazo de validade do cartão? Bem, ele varia de acordo com a idade do requerente. Ela vale por 10 anos para todos os adultos, 5 anos para os menores de 3 a 18 anos, e 3 anos para as crianças menores de 3 anos de idade. O custo para o documento é de € 5,61 para emissão e renovação. Para caso de segunda via, € 10,77.

TUDO EXPLICADO AGORA?

Como deu para perceber, esse é mais um daqueles documentos que seguem uma série de restrições e pormenores especificados pelo consulado. Ainda que a Prenota4u não possa te ajudar a conseguir sua Carta D’identità, podemos te prestar assessoria em uma série de outras situações e serviços consulares! Quer saber mais sobre esse tipo de auxílio? Oras, fale conosco no [email protected] e ficaremos felizes em te ajudar! (: Nossa equipe está esperando seu contato desde já!