Você sabe o que é AIRE? Também conhecido como Registro de Italianos Residentes no Exterior, esse documento possui um nome super conhecido, mas alguns detalhes geram dúvidas nas mentes de diversos cidadãos italianos. A Inscrição em si nesse registro é tanto um direito quanto um dever do cidadão, e falaremos mais abaixo os motivos dele ser tão importante assim.

Desde 1988 a Itália determinou a criação de um cadastro, este denominado de AIRE, deveria ser fruto de inscrição por todos os cidadãos que não morassem em solo italiano, portanto, no exterior. A partir de então, para que o vínculo com a Itália esteja plenamente saudável, o cidadão italiano deve atualizar o seu endereço no exterior, a fim de receber correspondências importantes e cédulas eleitorais.

Quem exerce a fiscalização e administração desse registro é a Comune italiana onde o cidadão está registrado. Os consulados enviam os dados para essas comunes, e estas se responsabilizam por manter o banco de dados sempre em dia.

MAS QUAL A IMPORTÂNCIA DE MANTER O AIRE EM DIA?

Para o governo Italiano, a importância é de que, com esses dados, é possível definir o perfil da população. Qual a porcentagem de pessoas que vivem em território italiano? Qual a porcentagem das que vivem no exterior? Quais os programas que devem ser implementados para satisfazer os cidadãos? E assim por diante.

Apesar de sua importância para o governo, poucas pessoas se atentam para a atualização desses dados. Como forma de punição, o poder administrativo limita os cidadãos italianos que não atualizam seus dados. Dentre as limitações, impossibilitam o cidadão de votar e ser votado, de emitir um novo passaporte italiano, de emitir todo e qualquer documento de identidade, solicitar benefícios governamentais e ter acesso a outros direitos e deveres, ainda que constitucionais.

Muitas pessoas negligenciam esse cadastro por não saber necessariamente da importância do mesmo, e como a não atualização deste, acaba ocasionando diversas limitações na vida cotidiana. Mas, agora que você já sabe, não deixará seu AIRE ficar desatualizado, não é mesmo?

JÁ SABE O QUE É AIRE? CONTE COM A PRENOTA4U PARA TE AJUDAR NA ATUALIZAÇÃO

Para atualizar o seu AIRE, é necessário fazer um cadastro no sistema FastIt, e seguir com os passos burocráticos exigidos pelo poder administrativo italiano. Se você não deseja ter de fazer todos esses passos, conte com uma equipe profissional que sabe o que faz: conte com a Prenota4u!

Nossos profissionais são capazes de te ajudar a atualizar tanto o seu AIRE quanto o seu Registro Civil, e ao fim da atualização, ainda podemos te ajudar a agendar o seu passaporte italiano no sistema Prenota, do Consulado Italiano de sua região.

Nossa equipe está esperando o seu e-mail no [email protected]. Envie uma mensagem detalhando a sua necessidade e nossa equipe de especialistas te explicará todos os detalhes de como podemos te ajudar! :D

Nos falamos em breve! Um grande abraço e até mais!