O Presunto de Parma é um produto italiano super conhecido. Todos os anos são produzidos 9 milhões de unidades, e 7,5 milhões destes são consumidos só na Itália. Feito com as pernas de porcos criados nas regiões central e norte da Itália, este não é qualquer presunto.

Para ter um típico Presunto de Parma, os animais precisam ser criados numa alimentação especial, à base de Cevada, Milho, Frutas e Soro, assim como os restos da produção de queijo coalho e parmesão.

O presunto é então curado apenas com sal quando o animal atinge 160 quilos de peso, nessa fase se consegue retirar até 10 quilos de Presunto de Parma. A secagem da carne demora surpreendentes 10 ou 12 meses, e logo depois, o conhecido Presunto de Parma, com todas as suas características, está pronto!

DE ACORDO COM ESPECIALISTAS A CARNE É SAUDÁVEL!

O Presunto de Parma é histórico, produzido há mais de 2 mil anos, e não recebe conservantes nem aditivos químicos em sua produção. A magia de seu sabor está na tradição. E é por isso que os cientistas do Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas, no Instituto de Química da Unicamp reconheceram o Presunto de Parma como importante fonte de zinco.

Esse elemento, associado à vitamina C, favorece um aumento na resistência do sistema imunológico. A substância que é fonte de zinco é denominada de zinco-porfirina, mineral que costuma estar escasso em alimentos como um todo.

O interesse dos pesquisadores veio de um motivo claro: o Presunto de Parma está presente na dieta do Mediterrâneo, conhecida por trazer longevidade para os moradores da Itália e de outros países.

Além desse alimento, essa população também consome azeite de oliva, vinho e orégano com frequência, todos esses, alimentos benéficos para a saúde.

ESTÃO TODOS DE OLHO NA DIETA DO MEDITERRÂNEO

Já falamos aqui em nosso blog como a cultura e a dieta do Mediterrâneo já se provaram ser benéficas para a população italiana. Você pode conferir mais detalhes clicando aqui. Mas, isolar um produto como o Presunto de Parma, que para muitos era considerada uma carne gorda e não muito saudável, é realmente uma bela novidade.

Você gosta de Presunto de Parma? Essa carne está presente em sua dieta? Agora que você sabe de seu valor nutricional, vai investir nessa delícia? Conta pra gente qual a sua relação com a dieta do Mediterrâneo!

Lembre de contar conosco aqui da Prenota4u se precisar de qualquer ajuda quanto aos serviços consulares, ok? Além de estar sempre postando textos super interessantes aqui no Blog, nossa equipe também está ao seu dispor para te ajudar nos agendamentos de passaporte no Consulado Italiano, atualização de dados de AIRE e Stato Civile e assim por diante.

Fale com nossa equipe no [email protected] e saiba em detalhes como podemos te ajudar! Um grande abraço e até mais! :D