Giuseppe Conte já chegou ao poder chamando atenção, como já falamos aqui no blog em uma oportunidade anterior. Acontece que, em uma proposição recente, Conte pediu uma revisão na lei italiana que fala sobre a concessão e sobre o reconhecimento da cidadania italiana. Leia esse texto e entenda o que muda com essa possibilidade e o que pode vir a ser o futuro dos descendentes de italianos.

Tendo defendido diante da Câmara dos Deputados a necessidade de revisar a legislação italiana que fala sobre o reconhecimento da cidadania, Giuseppe Conte pretende alterar a forma que enxergamos esse direito por Sangue (jus sanguinis). A declaração foi:

“Também a lei sobre aquisição e cidadania italiana por parte de cidadãos residentes no exterior e que descendem de família italiana parece merecer uma revisão que, por um lado, remova algumas normas discriminatórias e, por outro, introduza novos critérios em relação àqueles vigentes”.

QUAL SERIA O FUTURO DOS DESCENDENTES DE ITALIANOS

Bem, até o momento, o novo primeiro ministro não deu mais detalhes sobre seus planos. Hoje em dia, todo e qualquer filho de italianos pode requerer o reconhecimento de sua cidadania. Já existe uma proposta na Câmara dos Deputados (proposta essa assinada por Luis Roberto Lorenzato, ítalo-brasileiro), para revisar esse documento, visando a derrubada da limitação imposta aos descendentes de mulheres que casaram com estrangeiros antes de 1948.

Não sabemos se o intuito de Conte versa sobre esse ponto ou se tem a ver com outras questões, como a Cidadania Ius Solis.

O primeiro ministro é de um partido de guinada mais à esquerda que à direita, então deve-se esperar que ele não esteja almejando diminuir ou segregar direitos de nossa população de oriundis. Talvez mesmo, esteja procurando tornar o processo menos burocrático ou mais célere. Resta agora esperar para saber mais detalhes sobre o que o futuro reserva a nós.

O MOMENTO DE RECONHECER A CIDADANIA

Não temos como ter certeza sobre como será o futuro da Cidadania Italiana depois das pretendidas alterações que Conte planeja. Sabemos que, para garantir acesso a todos os direitos hoje garantidos, é necessário dar início ao processo o quanto antes. Se você procura uma assessoria para te ajudar nesse processo que te garanta celeridade, eficiência e qualidade – sua pedida é a Cidadania4u.

Possuindo vasta experiência no mercado e já tendo ajudado uma grande quantidade de descendentes de italianos, os especialistas da Cidadania4u esperam o seu e-mail no [email protected].

Enviando uma mensagem para os nossos profissionais, você só precisará contar uma breve história de sua família, o que deseja conseguir com nossa empresa e nossos atendentes te fornecerão uma detalhada explicação de como podemos te ajudar, assim como um orçamento dos serviços.

Esperamos desde já a sua mensagem para que possamos embarcar nessa empreitada juntos! Um grande abraço e até breve.