O vinagre balsâmico é muito difundido aqui no Brasil. Muito disso, por conta das influências italianas em nossa dieta e culinária. Mal sabiam os nossos ancestrais que ao trazer essa delícia gastronômica, estavam também ajudando na saúde de gerações e gerações.

Sendo muito utilizado em molhos, saladas e receitas elaboradas, o vinagre balsâmico é muito bom para a saúde humana. Considerado por muitos profissionais como a elite maior dos vinagres, o vinagre balsâmico (ou aceto balsâmico, do italiano), tem uma cor escura, sabor agridoce e textura diferenciada.

Ele é obtido através de um processo bem específico: as fermentações acéticas e alcoólicas no mosto da uva. Logo depois, o material é cozido em fogo direto, até que eleve o seu teor de açúcar para 30%. Depois de concentrado, é enviado para recipientes específicos, com madeira de amoreira, cerejeira e carvalho. 

O processo de transformação do líquido no legítimo aceto pode levar anos.

O VINAGRE ITALIANO QUE TEM SELO DE GARANTIA

O sabor agridoce e a acidez bem balanceada colocam esse produto complexo e apurado em vários cenários da gastronomia, como dissemos acima. Para Marcelo Neri, professor de gastronomia no Centro Universitário Senac, o sabor do aceto balsâmico tradicional harmoniza com queijos, risotos, massas, morangos, sorvete e mais.

Mas, certo cuidado deve ser tomado. No Brasil, infelizmente, não se encontram muitos vinagres de qualidade. Na composição de alguns dos frascos, podem ser encontrados corantes e até mesmo traços de caramelo, para deixar o vinagre mais doce e encorpado.

Os vinagres originais veem da região da Emilia-Romagna, principalmente. Lá na Itália, e os responsáveis pela produção costumam ser grupos familiares, que fazem o item tanto para consumo quanto para venda.

Para fazer a venda sob o título de Aceto Balsâmico lá na Itália, é necessário passar pela aprovação do Consorzio di Tutela dell’Acetto Balsamico Tradizionale di Modena, e é aí que se recebe um selo de garantia correspondente ao tempo de envelhecimento e o tipo de produção específico.

O RECONHECIMENTO DOS BENEFÍCIOS À SAÚDE VEM DA ROMA ANTIGA

O ACETO BALSÂMICO TEM BENEFÍCIOS IMENSURÁVEIS PARA A SAÚDE: E ELE VEM DA ITÁLIA!

Desde 1500, na antiga Roma, o vinagre balsâmico era utilizado como desinfetante para estômago. Em outras situações, barris do líquido eram entregues como dote nos casamentos. No século 16 passou a ser utilizado contra as dores do parto, e daí em diante, as pesquisas começaram a ser feitas em torno dele.

Por muito tempo, foi considerado uma verdadeira poção da juventude. Sendo ele capaz de combater radicais livres (que aceleram o envelhecimento), o vinagre também é capaz de ajudar na digestão, diminuir os riscos de diabetes e muito mais.

Abaixo, separamos uma lista com os principais benefícios à saúde vinculados ao uso de Vinagre Balsâmico em sua dieta:

  1. MELHORA NA DIGESTÃO: Como falamos mais acima, o vinagre balsâmico é capaz de melhorar a digestão. Existe um princípio ativo em sua composição – o ácido acético – que promove a digestão saudável e melhora a saúde da flora intestinal, deixando até mesmo o sistema imunológico mais forte;
  2. TRATAMENTO DE FERIDAS: Esse benefício muitos já conhecem – pelo fato do vinagre balsâmico ser um ótimo antisséptico, ele é recomendado para tratar feridas na pele. Acredita-se que suas propriedades sejam tanto antibacterianas quanto antivirais e antifúngicas;
  3. MELHOR CIRCULAÇÃO DE SANGUE: De acordo com uma pesquisa dos anos 2000, uvas como um todo ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Como o Aceto Balsâmico é derivado das mesmas, o benefício pode ser encontrado em seu consumo também. A boa circulação é capaz de promover a cura de lesões mais rapidamente e evitar o envelhecimento precoce;
  4. DIMINUIÇÃO NO COLESTEROL: Sendo um grande inimigo da saúde, o colesterol pode ser combatido pelo vinagre balsâmico. Através do consumo dessa iguaria, é possível reduzir ou mesmo manter estáveis os níveis de colesterol, evitando o entupimento de artérias;
  5. TRATAMENTO DE REFLUXO: Ao utilizar o Vinagre Balsâmico, também é possível tratar problemas como a azia, o refluxo e a acidez do estômago como um todo. O resultado é satisfatório e se vê associado à melhoria na digestão;
  6. TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO: Adicionar vinagre balsâmico na dieta pode ajudar a diminuir a pressão alta com o passar do tempo. O consumo, associado a saladas e outros pratos saudáveis, faz com que o entupimento das artérias se reduza, como falamos mais acima, e consequentemente – faz com que o coração não fique tão sobrecarregado;
  7. DESCONSGESTIONAMENTO NASAL: Colocar vinagre em água quente e respirar o vapor que sai dessa mistura é uma boa forma de descongestionar as vias respiratórias;
  8. PERDA DE PESO: Através dos probióticos presentes no vinagre balsâmico, é possível emagrecer. Isso acontece já que essas substâncias trazem a sensação de saciedade, e uma pessoa saciada tende a ingerir menos calorias;
  9. SAÚDE DA PELE: O vinagre balsâmico ajuda a deixar a pele mais saudável e bonita ao longo do tempo. A aplicação deve ser feita associada a outros cremes, já que o contato direto do vinagre e a pele podem causar manchas;
  10. REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE AÇÚCAR: Por fim, podemos citar que o vinagre balsâmico pode ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue, fazendo com que os picos sejam menos notáveis, o que ajuda a evitar a incidência de diabetes por exemplo.

Não é à toa que o Aceto Balsâmico está presente na Dieta Mediterrânea lá da Itália, que já falamos aqui no blog. Aquela que também é vítima de diversas pesquisas para saber os impactos desse regime nutricional e a longevidade daqueles que praticam o consumo nesses moldes.

OS NOSSOS ANCESTRAIS TROUXERAM MUITA SAÚDE PARA NOSSA FAMÍLIA

Nós, descendentes de italianos, sabemos bem que os nossos ancestrais vieram para o Brasil com muito mais que roupas. Mas sim, com cultura, gastronomia, e porque não – saúde!

É por conta do conhecimento que eles tinham no passado, acerca de inúmeros pontos, que hoje podemos usufruir dos frutos. Se você, assim como a gente aqui da Prenota4u ama conhecer mais sobre a cultura italiana, não deixe de dar uma olhadinha em nossos outros posts aqui do blog!

Lembre também, que se tiver com uma viagem marcada para a Itália, seu passaporte italiano deve estar válido, tal qual os seus dados de AIRE e Registro Civil devem estar plenamente em dia.

Evite problemas na entrada na Europa, fale conosco aqui da Prenota4u no [email protected] e tenha a certeza que poderá ingressar na Itália sem impedimentos. Assim, vai ter a oportunidade de experimentar um Aceto Balsâmico Clássico, caso não tenha provado ainda.

Um grande abraço e até mais! Estamos esperando seu e-mail desde já, ok?