Os descendentes de italianos (oriundis) poderão agora fazer uso de um caminho mais fácil para reconhecer suas cidadanias em solo brasileiro, evitando o impasse e a mora comum entre os consulados de nosso país, diz especialista e parceiro da Cidadania4u.

Para muitos, o direito de reconhecer a cidadania italiana é algo latente, dependendo apenas do protocolamento dos documentos comprobatórios. Após a devida concessão da cidadania, inúmeras portas se abrem, como a de viver na Zona Schengen, procurar trabalhos no continente antigo e até se aposentar na Europa.

Mas é exatamente na citada fase de protocolamento documental que os problemas passam a surgir. Com uma demora de análise que alcança os 10 anos nos consulados brasileiros, muitos desistem do sonho da dupla cidadania.

O Consulado Italiano de Belo Horizonte surge como uma luz no fim do túnel, vejamos o porquê.

O CONSULADO ITALIANO DE BELO HORIZONTE NO RECONHECIMENTO DE CIDADANIA

Possuindo vários benefícios entre os consulados brasileiros, fugindo do padrão moroso, o consulado italiano de BH tem a menor fila de todo o Brasil, agendando pessoas para meros 90 dias à frente da solicitação. Muito desse sucesso vem de suas peculiaridades organizacionais como:

  • Agendamento familiar - podem ser adicionados até dois parentes de primeiro grau;
  • O reconhecimento eficiente - saindo com apenas 5 meses após a entrevista;
  • Maior facilidade em conseguir o passaporte;
  • Mais rápido que os processos de via judicial;
  • Muito mais barato que fazer o processo na Itália - onde é necessário residir no mínimo por 3 meses;
  • Vagas extras sendo liberadas - enquanto o padrão consular é de 16 vagas por semana, o consulado de Belo Horizonte libera vagas em dobro, onde as extras são destinadas aos solicitantes de 2016/2017 e as demais para o público geral;
  • Fazer aproveitamento de pasta da família - desde que essa seja recente e que se apresente o recibo de pagamento da entrega da documentação do parente. Isso é muito útil para fazer o reconhecimento de vários membros da família.

OBS: Quanto a esse último ponto, sabe-se que os solicitantes de 2016/2017 estão dotados de uma documentação pronta e a maioria vincenda, sendo garantida aos mesmos, então, uma última chance para conseguir o agendamento!

Aos que já estão na fila do consulado aguardando ser chamados (os solicitantes de 2016/2017) a estimativa é de que existam apenas mais 4000 indivíduos a serem chamados, baseando-se no número de atendimentos à que vai o consulado atualmente, enquanto a fila de 2019 tem uma estimativa de tão somente 20.000 pessoas.

E como usufruir de tais benefícios? Como agendar o reconhecimento de cidadania italiana em Belo Horizonte?

Para conseguir o reconhecimento da sua cidadania em BH, recomenda-se primeiramente, que entre em contato com uma assessoria capaz de lhe acompanhar no dado processo, a fim de que tudo corra como o exigido pelo consulado.

Além disso, alguns requisitos essenciais devem ser seguidos, como:

  • Possuir a documentação com validade de 1 ano;
  • Comprovar que mora no mínimo 2 anos em Minas Gerais (através do título de eleitor).

Se você cumpre com esses requisitos, poderá ingressar com o processo no citado consulado. Portanto, entre em contato com a assessoria da Cidadania4u e traga o seu processo à tona. A citada empresa é reconhecida no mercado e possui experiência no agendar, assim como no acompanhamento de seus solicitantes passo a passo do processo.