Também conhecida como Hyperloop Transport Technologies, a empresa americana chega à Itália por meio de sua tecnologia imaginada pelo engenheiro Elon Musk. O conceito do transportador interurbano de alta velocidade ainda não tem percurso específico, mas já atrai investidores.

A Europa é cheinha de trilhos de trem para que viajemos acompanhados de lindas paisagens, certo? A Itália inclusive é conhecida pela sua importante e super eficiente malha ferroviária. E agora, essa malha ainda vai receber o auxílio de uma tecnologia americana supersônica.

Como esses trens da HyperloopTT funcionam? Através da levitação magnética passiva, onde o trem viaja em um túnel sem sofrer o atrito dos trilhos. Os vagões literalmente flutuam, dando a oportunidade do trem viajar sem dissipação de energia! Não é incrível?

HYPERLOOPTT: ALTA VELOCIDADE PARA OS TRENS NA ITÁLIA

Gabriele Gresta, conhecido como Bibop, é o empresário que quer transformar a ideia de Musk em algo concreto em solo italiano. Hoje, o investidor está em uma viagem de negócios que decidirá o futuro dessa aplicação. Além da Itália, chuta qual outro país também deve receber essa tecnologia? Brasil! :D

Isso mesmo, mais uma coisa em comum entre nosso país e a nossa amada Itália. Ambos os governos estão na fila pela tecnologia, logo após Abu Dhabi, onde a primeira linha comercial será lançada.

De início, pretende-se instalar duas linhas de Hyperloop na Itália, de 150 quilômetros cada. Para ir de Bolonha a Milão num desses trens levaria apenas 9 minutos! Uma média de 600 km por hora.

Okay, teríamos de abrir mão da calmaria das viagens de trem pelo país, vendo as vinículas e as belas casinhas, mas ainda assim: pense só nas possibilidades! Quantas cidades seriam possíveis visitar em apenas uma ida à Itália?

UMA OPÇÃO ECOLÓGICA PARA O TRANSPORTE NA ITÁLIA

Outro lado positivo dessa forma de transporte é a energia “verde” que o meio faz uso. Em verdade, ele é capaz de produzir mais energia do que consome! Um verdadeiro milagre da engenharia.

Os tubos que possibilitam fazer o deslocamento dos trens são, de fato, cobertos em painéis solares, assim como, equipados com sistemas eólicos e geotérmicos. A energia dissipada durante a frenagem, por exemplo, é recuperada ao máximo e reinserida de volta no sistema.

No fim, o custo de investimento no Hyperloop é um dos únicos gastos necessários, já que a manutenção do meio de transporte é quase zero!

E AÍ, VAMOS CURTIR ESSE NOVO MEIO DE TRANSPORTE?

Nós aqui da redação já estamos esperando a oportunidade de ir para a Itália, torcendo para que o HyperloopTT esteja pronto o quanto antes! Ainda não existem datas ou prazos precisos, mas esperamos que seja o mais rápido possível :D

Quer isso aconteça em alguns anos ou não, é sempre bom estar com a situação perante ao consulado completamente em dia. Por isso, se você mudou de endereço, teve filhos, ou qualquer outra mudança que precise ser informada no AIRE ou no Registro Civil, fale conosco da Prenota4u!

O mesmo vale se você deseja renovar passaporte italiano, ou ter acesso a mais informações sobre serviços prestados pelo consulado italiano no Brasil. Fale conosco no [email protected] e tenha acesso a mais informações sobre como podemos te ajudar!

Um grande abraço e até mais :D