Sempre atualizando a forma com que lidam com os descendentes de italianos, os consulados aqui do Brasil costumam fazer algumas mudanças para melhor fornecer os serviços consulares. Um exemplo disso foi o consulado de São Paulo, que modificou alguns detalhes sobre a emissão de passaportes! O Passaporte Italiano é um documento indispensável em viagens para a Europa. Permitindo-nos a estadia por tempo ilimitado por lá, assim como passar pelo processo de imigração mais facilmente ao ingressar no país, é sempre importante estar com esse documento devidamente renovado e em dias. Caso seja um habitante da grande São Paulo ou de outro estado sob Jurisdição do Consulado Italiano de SP, e esteja pensando em renovar seu passaporte, saiba que agora o órgão não faz mais uso da plataforma Prenota Online. Saiba com detalhes como emitir e renovar seu passaporte logo abaixo nesse tutorial que criamos especialmente pra você.

PASSO A PASSO DA NOVA FORMA DE RENOVAÇÃO DE PASSAPORTE

Em tendo saído da plataforma Prenota Online, o consulado de São Paulo desde o dia de hoje (26/11/2018) passa a fazer seus agendamentos através de Video Chamadas pelo WhatsApp. Com o intuito de facilitar ao usuário o agendamento para serviços consulares, o consulado cria agora uma solução que cabe na palma das mãos.

Veja só como fazer seu agendamento a partir de hoje:

  • PASSO 1: Videochamada para agendar – O agendamento é feito de forma individual e nominal, mas pode ser feito em grupo para casos de núcleos familiares. Lembrando que é considerado grupo familiar o agendante, seu cônjuge e no máximo 2 filhos menores de 18 anos. Filhos maiores precisam fazer um agendamento à parte. Os números que você pode fazer a vídeo chamada são - 11- 98872 8110 ou 11- 98882 6640;
ATENÇÃO: É exigido que os agendantes adultos tenham consultado e verificado seus dados no sistema Fast It, que é responsável por gerenciar a situação dos Dados Pessoais e mostra tudo sobre o status civil da pessoa em questão. Portanto, o nascimento de crianças, divórcios, casamentos, morte de um dos cônjuges, mudanças de endereço ou qualquer outro ponto devem ser enviados e atualizados junto ao consulado antes da reserva e emissão de um passaporte. Caso no momento da reserva para registro de passaporte a situação do estado civil não esteja devidamente regularizada, você NÃO poderá dar prosseguimento ao seu pedido.
  • PASSO 2: Ida ao consulado – aqui você vai se deslocar até o consulado em si, levando em mãos todos os documentos necessários (que você pode conferir clicando aqui), e tendo em mente que o pagamento da taxa pra emissão do passaporte deve ser feito ao final da entrevista via cartão de débito;
  • PASSO 3: Recebimento do passaporte – seu passaporte chegará em mais ou menos 40 dias e será enviado pelo consulado via Correios.
Ah, lembrando que os números que passamos acima são apenas para vídeo chamada, e procure não enviar mensagens ou fazer ligações para o consulado por meio destes telefones, para não atrapalhar o processo de agendamento das pessoas que estão procurando pelo serviço.

PODE CONTAR CONOSCO!

Caso esteja pensando em agendar uma visita ao consulado para renovar ou emitir seu passaporte, fale conosco para verificar sua situação cadastral! Podemos te ajudar tanto na consulta em si, quanto em uma possível atualização de dados. Faremos tudo de uma forma transparente, acessível e com a rapidez que é marca registrada da Prenota4u! Tendo qualquer dúvida quanto ao procedimento em si, fale conosco no [email protected] e ficaremos felizes em te ajudar nesse passo importante! Nos falamos em breve (: Abraços!