Sim, isso mesmo que você leu! Em uma nova campanha em prol da natureza, o governo de Roma está dando um crédito de 0,05 euros para cada garrafa plástica reciclada numa das centrais de coleta dos metrôs. A capital, assim como os grandes centros do mundo, também está passando por problemas no escoamento de lixo.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Pnuma, a produção de lixo até o ano de 2025 deve ter um aumento, saindo dos atuais 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas ao ano. Para evitar esse alarmante número, é necessário tanto que as pessoas passem a produzir menos lixo, quanto que os países comecem a criar mecanismos de escoar ou reciclar o material produzido.

A Itália, como já comentamos algumas vezes aqui no blog, está no caminho certo da “revolução verde”, reduzindo seu impacto na produção tanto de lixo, quanto de gás carbônico. A iniciativa da vez que temos para falar aqui veio diretamente de Roma, onde o problema do lixo está sendo resolvido com uma bonificação do sistema de transporte!

RECICLANDO E UTILIZANDO O TRANSPORTE PÚBLICO

Literalmente uma daquelas situações onde se resolvem dois problemas com uma só solução. Com a atual iniciativa, as ruas de Roma terão menos lixo e ainda menos carros. Isso porque as novas máquinas de reciclagem, distribuídas por toda a cidade, estão coletando garrafas plásticas e bonificando os cidadãos com passagens de metrô.

Como as passagens de metrô custam 1 Euro e 50 centavos, a cada 30 garrafas recicladas, você recebe uma passagem inteiramente de graça! Claudio Perelli, residente de Roma, pensa que “se você envolve pessoas na reciclagem, e ainda envolve dinheiro na questão, até aqueles que não têm um senso de comunhão cívica, vão reciclar”.

Para juntar os créditos é muito fácil: basta baixar o aplicativo do governo e começar a juntar os Euros.

Essa iniciativa promete resolver grande parte do problema de separação de lixo que existe em Roma. Em Milão, por exemplo, já existe um sistema extremamente eficiente para este fim, tal qual em outros cantos da Itália, ajudando o melhor descarte desses materiais.

RUMO A UM FUTURO MAIS LIMPO!

A cada 5 centavos de Euro que são trocados, estamos um passo mais próximos de uma sociedade que realmente percebe a necessidade de separar o lixo e dar um destino correto para o material produzido. Isso, associado às diversas outras iniciativas que promovem melhores condições ao nosso meio ambiente, colocam a Itália cada vez mais próximo do patamar de “país sustentável”.

Com a nossa ajuda, aqui do Brasil, podemos fazer desse tipo de iniciativa algo global! Você separa o seu lixo? Envia o lixo seco para a reciclagem? Que tal começar a fazer isso ou ajudar os seus amigos e familiares a fazerem isso também?

Dessa forma, criamos um mundo mais saudável para receber e nutrir nossa população mais jovem! É pensando nela que devemos cuidar de nosso planeta com muito carinho!

Conte conosco, aqui da Prenota4u para sempre te trazer as novidades que estão acontecendo lá na Itália, e te deixar sempre super informado a respeito do que importa lá na nossa outra pátria! E para você, que é cidadão italiano, não deixe de contar conosco quando o assunto for renovação de passaporte ou atualização de seus dados pessoais.

Fale conosco no [email protected] e saiba mais como nossa equipe de especialistas pode te ajudar! Aguardamos seu contato desde já! Um grande abraço e até mais!