Essa península ao sul da Europa pode até parecer ser pequena, mas possui 61 milhões de habitantes. 96% deles são italianos natos, e os outros 4% são norte-africanos, ítalo-albaneses, albaneses, alemães, austríacos e outros grupos europeus. Por conta do intenso contato com outras tradições, a Itália tem uma das culturas mais ricas do mundo.

Comumente associada à arte, a cultura italiana tem muita música e comida envolvida. Aqui, além da terra do renascentismo, também foi palco para o Império Romano se desenvolver, a Igreja Católica Romana crescer, e assim por diante.

Abaixo, vamos comentar um pouquinho mais sobre os pilares culturais que fundamentam a energia italiana, que é imensamente conhecida.

CONHEÇA UM POUCO MAIS DO QUE FAZ A ITÁLIA, ITÁLIA

MÚSICA, ARTE E LITERATURA:

Em todos os cantos, a arte aparece na Itália. Quer seja por meio das obras conhecidas de Michelangelo, feitas entre 1508 e 1512, ou mesmo as obras que vieram pelas mãos de Leonardo da Vinci ou Battista Alberti.

Ainda podemos citar a música, já que é na Itália que as óperas ganharam maior notabilidade. Muitos dos grandes compositores do mundo surgiram aqui, como é o caso de Giuseppe Verdi, Luciano Pavarotti e mais.

A literatura também tem vez por aqui, como é o caso da Divina Comédia, de Dante, uma obra conhecida em todo o mundo. Ainda temos O Príncipe, que foi escrito por Maquiavel, e é considerado o primeiro trabalho de ciência política da história!

A RELIGIÃO:

Outro traço, que realmente faz a Itália ser a Itália, é a religião. Aqui, 90% dos cidadãos são católicos romanos. O país é lar da Cidade do Vaticano, no final das contas, e é onde o Papa reside, o que explica certa influência. Os outros 10% dos italianos são judeus, muçulmanos ou protestantes.

GASTRONOMIA:

Aqui no blog falamos muito sobre a gastronomia italiana e seus pormenores. Essa é uma das características mais admiradas e comentadas por todo o mundo. Quem nunca se deliciou com uma pizza, ou mesmo um macarrão clássico italiano, não é mesmo?

Para os italianos, esses pratos não são apenas refeições, mas uma verdadeira arte, e uma das que eles dominam muito bem.

No país as preferências alimentícias mudam. No centro, as massas como espaguete e pizza são mais comuns. No norte, pratos como batatas, arroz, carnes de peixe e porco, polenta e assim por diante ganham mais holofote.

Para os italianos, comida é tradição. É uma forma de manter laços entre família e amigos. Refeições especiais são mais que essenciais para ocasiões comemorativas!

CELEBRAÇÕES:

Cheios de vida e amando comemorar a toda e qualquer oportunidade que têm, os italianos têm diversos feriados nacionais, onde saem às ruas para viver com paixão suas amizades e suas famílias.

Por isso, escolher viajar para a Itália em feriados nacionais, é bem divertido. Ainda que os restaurantes, lojas e museus mudem seus horários de funcionamento em prol das comemorações, é algo único de se viver por lá, e nós aqui da Prenota4u recomendamos fortemente.

Comentamos aqui no blog sobre algumas datas comemorativas, como a Epitania, em 6 de Janeiro; 25 de Abril, o dia da Libertação, e assim por diante. Se puder visitar o país num desses momentos – divirta-se muito!

COMEMORE A ITÁLIA DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS

Para nós, brasileiros dotados de dupla cidadania, que vivemos longe da terra de nossos ancestrais – nossa amada Itália – pode ser difícil viver a cultura italiana com frequência. Mas, podemos sempre fazer aquela visitinha ao país, não é mesmo?

E como foi dito anteriormente, que tal tentarmos fazer essas viagens coincidirem com os feriados nacionais da Itália? A fim de curtirmos uma experiência única e super especial?

Lembre apenas de estar com seus cadastros de AIRE e Registro Civil plenamente atualizados e em dia. O mesmo serve para a validade do Passaporte Italiano. Se você precisa de ajuda com qualquer uma dessas questões – fale conosco aqui da Prenota4u e entenda melhor como podemos te ajudar a solucionar essa questão burocrática!

 

Fale com a nossa equipe diretamente no [email protected] e conte um pouco mais do que você precisa! :D

 

Até breve!