Felizmente, a qualidade de vida de nossa população tem aumentado. Com os avanços na medicina, temos vivido mais, aproveitamos mais a vida e chegamos na conhecida “melhor idade” com cada vez mais saúde e disposição. Percebendo que a ideia de “idoso” se tornava cada vez mais distante do antigo conceito, o governo italiano resolveu mudar a sua antiga definição. Desde o finzinho de Novembro de 2018, a sociedade italiana que está entre os 60 e 74 anos pode se sentir mais jovem. De acordo com a SIGG, Sociedade Italiana de Gerontologia e Geriatria, o conceito de pessoa idosa passou a ser o indivíduo com mais de 75 anos! Como disse Niccolò Marchionni, professor da Universidade de Florença e Diretor do Departamento cardiovascular do Hospital Careggi “Uma pessoa de 64 hoje tem a forma física e cognitiva de uma pessoa de 45 há trinta anos. Os que têm 75 têm as mesmas condições de quem tinha 55 anos em 1980”. A expectativa aumentou 20 anos no último século na Itália, e grande parte da população entre 60 e 75 anos está em ótima forma e livre de doenças!

HAJA QUALIDADE DE VIDA!

Os geriatras anunciaram, inclusive, a adoção de uma definição dinâmica do conceito de “Idoso”, a qual, vem a se adaptar às mutações das condições demográficas e epidemiológicas, levando em conta, cientificamente, só se é idoso quando se tem uma expectativa de vida de mais dez anos. Atualmente a expectativa de vida na Itália é de 85 anos pras mulheres e 83 para os homens. Trabalhar também ajuda a viver melhor, Bernabei, que é o representante da Sociedade Italiana de Geriatria, diz que uma pessoa de 70 anos hoje faz aquilo que se fazia no século passado quando se tinha 50. De acordo com ele, a idade ideal de se aposentar é exatamente nessa: cerca de 70 anos. O representante ainda disse que o pai dele fundou uma produtora de cinema aos 70 anos e obteve bastante sucesso! Pelo visto, esse é o padrão italiano: idosos mais independentes, autônomos, dotados de uma boa nutrição e exercícios físicos recorrentes.

O PAÍS DA LONGEVIDADE E SEUS SEGREDOS

Hoje a Itália é considerada uma das nações mais longevas do mundo, e muito disso vem da própria cultura! Na região do sul da Itália, em Salerno, várias pesquisas foram feitas nas dezenas de centenários que existem na região. Concentrados no povoado de Acciaroli, a longevidade dos moradores da região intriga não só os italianos, mas cientistas de todo o mundo, que estudaram por meses o segredo da longevidade. A propensão destes mais de 80 centenários que vivem lá a quase nunca sofrer de males como doenças cardíacas, mal de Alzheimer e outros pode ser explicado por um marcador biológico que está presente de maneira muito menor entre essa parcela do povo italiano. De acordo com os especialistas, tal diferenciação parece agir como um poderoso fator de proteção, desenvolvendo uma melhor circulação e maior longevidade. Outro ponto notado foi a alimentação dessas pessoas, que usam a dieta mediterrânea, à base de azeite de oliva produzido pelas próprias famílias, assim como alecrim.

SERÁ QUE VOCÊ PORTA UM DESSES MARAVILHOSOS GENES?

Todas as pessoas da pesquisa praticavam ao menos uma atividade física diariamente, como pesca, caminhada, manutenção no jardim ou mesmo a mera e regular atividade sexual. Quer seja por conta da alimentação, genética ou prática de exercícios, parece mesmo que o povo italiano nasceu com uma verdadeira benção, sendo dotados de uma cultura tão vasta, conhecimento técnico e prático de inúmeros ramos da arte, assim como belas e incríveis cidades que nos transmitem calma e tranquilidade só de caminhar por entre ruelas. Você é cidadão italiano? Porque não conta pra gente de que região a sua família veio? Foi do sul da Itália? Já sabe que, muito provavelmente, você carrega esses benditos genes da longevidade, certo? :P Se você estiver precisando de qualquer serviço consular, não vai se estressar ou se preocupar com as burocracias consulares! Fale conosco e poderemos te ajudar sem sombra de dúvidas! Renovação de passaporte, atualização de cadastro, naturalização por matrimônio, tudo isso você encontra lá no nosso portal. Fale com nossa equipe em [email protected]