Afetado por fenômenos da natureza extremos nesses últimos tempos, o leste da Itália acabou por ser atingido por um temporal que trouxe consigo pedras de gelo do tamanho de laranjas! Deixando pelo menos 18 feridos, o granizo se reservou a região de Pescara e zonas próximas.

De acordo com Antonello Pasini, da agência italiana Ansa, o episódio climático foi provocado pela ausência de proteção do anticiclone dos Açores, que costuma estar no Adriático nesta altura do ano. Sem tal proteção, a Itália fica no caminho deste poderoso temporal que assola os cidadãos.

“Outrora, estes fenômenos ocorriam apenas após meados de agosto, porque o anticiclone nos protegia dessas perturbações, mas agora as correntes de ar alteraram-se. Alguns ciclones mais quentes estão a nos atingir, como o líbio. Por isso, não só vamos ter mais ondas de calor, como também mais episódios meteorológicos extremos”, afirma o físico do Instituto de Ciências Atmostéricas e Clima, da Comissão Nacional de Investigação na Itália, Antonello Pasini.

COM A NATUREZA NÃO SE BRINCA

Especialistas afirmam que esse tipo de alteração climática tem relação com o aquecimento global. Além de ter trazido consigo as grandes pedras de gelo, outras muitas imagens marcantes rodaram a internet na semana passada.

O mau tempo trouxe um pequeno ciclone, que irrompeu pelo areal da praia de Tortoreto e provocou pânico nos banhistas que lá estaram, levou uma chuva de granizo para Abruzzo e Pescara, assim como inundações que deixaram carros submergidos em cerca de dois metros de água no estacionamento do hospital de Pescara.

Os ventos fortes também foram responsáveis pela queda de várias árvores da região, afetando as estradas e o trânsito da região.

ENVIEMOS NOSSAS ENERGIAS POSITIVAS PARA NOSSOS COMPATRIOTAS

Até o presente momento, ainda não vimos propostas para ajudar objetivamente os feridos ou prejudicados por esses fenômenos naturais. Cabe a nós, de toda forma, torcer para que a Itália consiga suportar esses fenômenos, e saia triunfante do outro lado dessa tempestade.

Caso tenhamos qualquer novidade acerca do leste italiano, pode apostar que traremos aqui em primeira linha para que vocês acompanhem os desdobrares conosco.

No mais, enviemos energias positivas para todos os habitantes da região de Abruzzo e Pescara!

Nos vemos em breve aqui no site para mais um post como este :D

Lembrando que, qualquer necessidade perante o consulado italiano, pode chamar a gente no [email protected]!

Abraços da equipe Prenota4u!