Se você já foi à Veneza no Carnaval, sabe muito bem que a cidade fica bem cheia nesse período. O motivo é bem claro – a cidade é conhecida pelos seus típicos festejos! E este ano, estarão testando um sistema de controle de turistas no Carnaval.

Um sistema que conta tanto com limitação na entrada da cidade, quanto com câmeras que monitorarão o fluxo de pessoas para cada área da cidade, o objetivo aqui é preservar as construções e as estruturas de nossa amada Veneza.

Isso é tanto um reflexo de políticas públicas, quanto de pressões sociais. O movimento que tem se intitulado de #VENEXODUS nas redes sociais, procura combater o turismo de massa, que tem causado o êxodo de moradores do centro histórico de Veneza.

NO CARNAVAL DE VENEZA – ATENÇÃO AOS SEMÁFOROS

Sim, este ano de 2020, os “semáforos para turistas”, já estarão funcionando. Eles serão capazes de informar se o turista pode ou não ingressar em dadas áreas da cidade. A informação foi dada pela prefeitura de Veneza. O sistema estará funcionando entre 8 e 25 de fevereiro.

Já existem, hoje, 34 câmeras inteligentes funcionando em toda a cidade. Paola Mar, secretária de Turismo de Vêneto, afirmou que elas são capazes de contar o número de pessoas presentes nas diversas regiões da cidade, permitindo ou não que mais indivíduos entrem nessa parte.

A não permissividade será notável através do fechamento de acessos, ou mesmo, redirecionamento das massas para percursos alternativos. Tudo, com o objetivo de tornar Veneza uma cidade menos densa.

Se você tem uma viagem marcada para os dias 16 a 23 de fevereiro, tome cuidado. Essas são as datas mais concorridas do ano para visitar Veneza, o que significa que o centro histórico estará bem cheio de visitantes. A Praça San Marco, por exemplo, é conhecida por ficar quase intransitável nesses dias.

Lembrando que as taxas extras, que já tínhamos comentado aqui no blog, continuam valendo para este ano. Para você que não leu nosso texto sobre isso, pode conferir clicando aqui. Mas, em resumo, existe uma cobrança de até 8 euros para os viajantes que se hospedam fora de Veneza, mas passam o dia por aqui. Quem dorme no centro histórico não paga a taxa!

VENEZA E OS CUIDADOS NA SUA PRESERVAÇÃO

O assunto “Veneza” está super em alta aqui no blog, não é mesmo? Afinal de contas, é uma das cidades mais incríveis da Itália, e que infelizmente, tem sofrido mais com a ação do aquecimento global e do turismo de massa.

Agora, resta a nós tomar conta dessa pérola histórica, e procurar fazer dela, um marco. Preservando e cuidando com o maior afinco possível, a fim de que as próximas gerações possam visitar e aprender com Veneza, tudo o que nós também tivemos a oportunidade.

No mais, outro cuidado que você, descendente de italianos, também deve ter se está indo para Veneza, é com relação ao seu passaporte e dados informados ao consulado italiano. Bem sabemos da necessidade de deixar o AIRE e o Registro Civil plenamente atualizados, certo?

Sem isso, não é possível renovar o Passaporte Italiano. Se você precisa de ajuda com isso, fale com a nossa equipe aqui da Prenota4u! Somos experientes no lidar burocrático dos consulados, e podemos te assessorar, a fim de que você não precise ter dores de cabeça com estas questões.

Por fim, esperamos seu e-mail no [email protected] Conte pra gente um pouco de sua necessidade, e explicaremos como podemos te ajudar!

Um grandíssimo abraço e até mais!