Todo o mundo se entristeceu no dia 15 de Abril, quando pela manhã a cúpula da Catedral de Notre Dame incendiou. O presidente da Itália, Sergio Mattarella, enviou uma carta a Emmanuel Macron a fim de prestar solidariedade nesse triste momento.

Em seu texto, escreveu que é nessas horas dramáticas que toda a Itália estaria unida com uma amizade sincera e proximidade ao povo Francês. Mattarella expressou uma grande angústia ao receber a notícia do incêncio que consumia a catedral de Notre Dame.

Sendo um tesouro histórico conservado ao longo dos séculos, a Catedral figurou em filmes, quadros, textos e uma série de outras produções artísticas de nosso mundo. A herança histórica excepcional é de imenso significado para a identidade da França, tal qual da Europa como um todo.

48 HORAS DE ESFORÇOS

Pelas próximas 48 horas, especialistas estarão atentos à infraestrutura de Notre Dame, já que existe um certo risco de que a estrutura sobrevivente não consiga segurar a catedral após o incêndio. Christophe Castaner, o Ministro do Interior da França, disse que será necessário o investimento de um bom tempo e dinheiro para reconstruir a obra, dizendo que o processo tomará “dias (e) meses”.

O mesmo ministro confirmou que existe uma investigação já em andamento, mas que tudo indica que não foi nada além de um acidente.

O APOIO A NOTRE DAME VEM DE TODOS OS LADOS

Não foi só o governo italiano que se solidarizou com a França. Como agora será necessário reconstruir a catedral icônica à sua forma de glória, financiamento não será um problema.

Várias empresas como a L’Oréal Paris, famosa loja de cosméticos franceses aqui no Brasil, assim como a The Bettencourt Meyers Family, que garantiu a doação de 200 milhões de euros para a restauração da catedral.

Somando as doações já confirmadas, temos um montante de mais de 600 milhões de euros, sem falar do valor que será investido pelo próprio governo francês.

AS OBRAS DE ARTE ESTÃO À SALVO

A presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, tweetou ontem um vídeo que mostrava as obras de arte sendo cuidadosamente retiradas da Catedral de Notre Dame e sendo levadas para um processo de preservação e proteção.

Os itens recuperados pelas chamas incluem a Coroa de Espinhos, que alguns acreditam ser a mesma que foi posta na cabeça de Jesus Cristo durante a crucificação, assim como a Túnica de São Luís.

Para conservação, as obras foram enviadas diretamente para o Museu do Louvre!

ESPEREMOS AGORA O RENASCIMENTO DE NOTRE DAME!

Assim como uma fênix, a Catedral de Notre Dame há de se reerguer das cinzas, e a empatia de todos os cidadãos do mundo com certeza farão parte das fortes estruturas que sustentarão o icônico ponto turístico francês.

Se você, assim como nós, é um amante da história da Europa e está sempre atento ao que acontece lá, acompanhe nosso blog sempre e esteja atualizado de tudo que acontece no continente antigo.

Lembre-se de contar também com a Prentoa4u para te ajudar em todas as suas questões consulares! É bom sempre estar com sua situação consular em dia, assim, caso queira ir visitar a Nova Catedral de Notre Dame, não terá de esperar nada para renovar seu passaporte ou atualizar seu AIRE ou Registro Civil.

Precisa de algum desses serviços, fale conosco no [email protected] (:

Até breve!