Aqui no Blog da Prenota4u você sabe que sempre pode encontrar diversas informações sobre como lidar com o consulado italiano e como conseguir usufruir dos serviços prestados por eles. Mas, percebemos que nunca fizemos um post explicando aqui o que levar para renovar o passaporte italiano, e hoje responderemos.

Se você está a caminho de renovar o seu documento italiano aqui no Brasil, assim como em qualquer outra requisição perante o consulado geral da Itália, é importante saber o que levar para renovar o passaporte italiano. Uma providência importante e que deve ser tomada antes de mais nada, é conferir se seu AIRE está atualizado. Se não estiver, é importante regularizar.

Em se falando do passo a passo do passaporte em si, falaremos logo abaixo, assim como, o que levar para renovar o passaporte italiano.

ENTENDA O QUE É NECESSÁRIO PARA RENOVAR PASSAPORTE ITALIANO

O primeiro passo de todos é junto ao sistema Prenota, que você pode conseguir conversando com a gente no [email protected] Nós conseguiremos agendar um horário para você, e assim, você saberá a data que irá ter de comparecer ao consulado.

Isso feito, você pode conferir a documentação solicitada por cada consulado ou pode conferir nossa lista geral logo abaixo (lembrando que cada consulado tem um funcionamento específico, e é importante que você analise as informações de seu consulado antes de ir):

  1. Duas (2) fotos iguais de 3,5 cm de largura x 4 cm de altura, recentes, sem data, coloridas, de frente, e com fundo branco.
  2. Um (1) documento e fotocópia de identidade que permita a identificação do portador (carteira de identidade civil de emissão recente ou passaporte brasileiro). Não serão aceitos outros documentos de identidade (por exemplo, carteira de habilitação brasileira ou carteira profissional brasileira).
  3. Comprovante de residência em nome do requerente, original, recente (menos de 3 meses), mais cópias simples. São aceitos: contas de luz, água, gás, boleto de instituição de ensino com endereço do requerente especificado, pagamento de aposentadoria, conta de celular ou correspondência bancária como fatura do cartão de crédito.
  4. Por tratar-se de renovação do passaporte, levar o documento anterior acompanhado de fotocópia das primeiras 5 páginas.
  5. Comprovante do depósito da taxa de emissão.
  6. Formulário de requisição do interessado, assinado na presença do funcionário (disponível no site do consulado para download).

É INDISPENSÁVEL SEGUIR AS REGRAS À RISCA!

É importante também lembrar do envelope com proteção interna e previamente selado, com aviso de recebimento. Todos esses requisitos devem ser seguidos a risca, mas se você tem alguma dúvida específica, pode falar com a gente no [email protected] e te ajudaremos a sanar rapidinho!

Esperamos seu contato desde já! Até mais.