Isso mesmo. Um casal de franceses pode passar até seis anos na cadeia por ter roubado areia da Itália. Ainda que os mesmos não soubessem que estavam cometendo um crime, já que o roubo de areia é bem comum na região da Sardenha. Mas como isso aconteceu?

Sujeitos a uma possível pena de 6 anos de prisão por ter roubado areia das belas praias da Sardenha, o casal de italianos informou à polícia de Porto Torres que não fazia ideia que estavam cometendo um crime. Entretanto, afirmaram ter lido em algumas placas que informavam das proibições.

A areia branca italiana, para quem não sabe, é protegida pelo estado. E quem ousar tentar levar um pedacinho das belas praias consigo, pode acabar pagando até R$ 12 mil e encarar uma pena de 6 anos de prisão. Já pensou?

GARRAFAS DE AREIA QUE PODEM SAIR CARO

Surpreendentes 14 garrafas plásticas cheias de areia foram apreendidas no carro do casal de franceses, o que leva a acreditar que a areia branquinha não estava sendo roubada com fins diversos do comercial. Os policiais locais disseram que costumam se deparar com situações como estas com frequência.

Existe um mercado ilegal para compra e venda dessa areia, e é por isso que tanto a multa quanto a possibilidade de prisão existem. O comércio de pedras e conchas também é bem comum, e durante anos os moradores reclamavam do roubo desses ativos naturais.

Agora os 40 quilos de areia de Sardenha estão sob guarda dos policiais, e o casal, detido.

“A areia das praias é um dos maiores atrativos de Sardenha. Há duas ameaças: o nível de erosão, que é em parte induzido pelo aumento do nível da água do mar devido às alterações climáticas; e o segundo é o roubo de areia pelos turistas”, falou Pierluigi Cocco, um cientista da Capital da Sardenha, Cagliari.

A venda no mercado negro de areia e outros ativos naturais costuma acontecer em leilões e vem sendo combatido pela polícia local há anos!

LOUCOS PELA ITÁLIA

Os turistas, majoritariamente de origem europeia, têm o costume de armazenar essa areia italiana, quer seja como um souvenir ou para o leilão. De toda forma, não incida nesse erro. Se quer curtir a Itália, viaje pelo seu território e traga consigo de volta ao Brasil não partes do patrimônio, mas sim lembranças.

E você, enquanto cidadão italiano, pode voltar quantas vezes quiser para o país, e passar quanto tempo desejar. Então, realmente não há por que passar por um vexame desses, certo?

Para gozar dos direitos de um cidadão italiano, basta manter seu AIRE sempre em dia, tal qual seu Registro Civil. Com isso, seu Passaporte Italiano poderá ser renovado sem grandes esperas. Para ter ajuda em todos esses processos que falamos, você sabe que pode contar conosco da Prenota4u, certo?

Fale com nossos atendentes no [email protected] e tenha acesso a uma assessoria de qualidade (:

Nossos profissionais estão esperando seu e-mail desde já! Um grande abraço e até mais.