Esperando reunir cerca de 100 mil pessoas, a organização do Festival de Nova Veneza está planejando preparar mais de 2 toneladas de massa para seus visitantes! O evento, que faz parte do Circuito Gastronômico de Goiás, oferece uma programação super vasta, e que vai muito além dos saborosos pratos. Confira aqui detalhes!

Uma festa que promove um verdadeiro resgate da cultura italiana das mais variadas formas possíveis. Quer seja por meio da música, dança ou encenação! Este ano, contando com o apoio oficial da Embaixada da Itália aqui no Brasil, teremos desde uma exposição fotográfica até mesmo uma Mostra de Cinema Italiano.

Além dessas atrações especiais, também teremos apresentações de corais, lançamento de livros literários e outras super manifestações artísticas que fazem o Festival de Nova Veneza único.

15º FESTIVAL ITALIANO DE GASTRONOMIA E CULTURA DE NOVA VENEZA

Nova Veneza possui uma população bem pequena: cerca de 10 mil habitantes. 26 vezes menos que a Veneza original, lá na Itália. Fazendo parte da Região Metropolitana de Goiânia, Nova Veneza possui um charme só seu. Tendo sido fundada por Miguel Napoli, um empresário italiano, Nova Veneza deve sua população às 400 famílias que aqui chegaram por volta de 1891.

Oriundos de Bergamo, Veneza e Belluno, esses imigrantes trouxeram consigo vários de seus costumes e tradições direto da Itália. E agora em Junho, é hora de colocar tudo isso em forma de comemoração no Festival de Nova Veneza!

  • A MOSTRA DE CINEMA: Na mostra que comentamos, serão exibidos 4 longas-metragens italianos. Todos, com legendas em português. A mostra procura exibir a vida cotidiana de moradores da Itália, assim como retratar personalidades famosas. Os filmes podem ser assistidos em 8 e 9 de junho. No primeiro dia, Gente di Roma; e Puccini e la Fanciulla. No segundo dia, Il Primo Incarico; e, La Kryptonite Nella Borsa. Toda a programação é gratuita;
  • AS COMIDAS: A principal cantina é a da NONNA (não poderia ter outro nome, certo?). Lá, tudo o que a cozinha gera de recursos, serve para pagar os trabalhadores da produção de alimentos, limpeza, segurança, apoio técnico, animadores e artistas. Lateralmente existem muitas outras cantinas também, cada uma especializada em uma delícia específica;
  • AS LEMBRANÇAS: Assim como em todo e qualquer festival cultural, temos de poder comprar uma lembrancinha especial, certo? Aqui no Festival de Nova Veneza, os stands de artesanato são trazidos em parceria com o SEBRAE-GO, e dentre as opções existem desde stands de doces, cafeteria, bebidas, artesanato e afins.

São quatro dias de muita festa e cultura! E como dissemos mais acima, os organizadores estão super ansiosos e animados com o resultado desse ano:

“Estamos vivendo o melhor momento do festival. É um festival de famílias, onde as pessoas podem confraternizar e tudo isso mesclado com o espírito e alegria do povo italiano. Todos tem uma grande oportunidade”, afirma Adilon José Ferreira.

Você pode conferir a programação detalhada clicando nesse link aqui.

UM PILAR ECONÔMICO DA REGIÃO

De acordo com a prefeitura da cidade de mesmo nome, o Festival de Nova Veneza gera trabalho para cerca de 1000 pessoas, movimentando a economia para toda a cidade. Tão somente no ano de 2018, o evento fez mais de R$ 2 milhões circularem por Nova Veneza.

“Não se trata apenas de emprego e renda, a população abraçou a iniciativa de manter viva a nossa origem”, disse Alessandro Stival, vice-prefeito na cidade.

E os parceiros oficiais desse ano são gigantes: Unimed Goiás, Italac, Milhão Agropecuária, Grupo Selmi, Goiás Verde, São Salvador Alimentos, Bonari, Vinícola Nova Aliança, Gentleman Segurança, Saneago, Câmara Municipal de Nova Veneza, Prefeitura de Nova Veneza e Embaixada da Itália no Brasil; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Associação Italiana do Estado de Goiás (AIGO).

COMEMORE JUNTO A OUTROS ORIUNDI A SUA ITALIANIDADE NO FESTIVAL DE NOVA VENEZA

Somos muitos descendentes de italianos, espalhados por todo o Brasil e pelo mundo. E em cada cantinho que ocupamos, damos um jeito de celebrar nossas raízes! Por isso, se você mora no estado de Goiás ou tem a possibilidade de visitar Nova Veneza nos próximos dias: vá à cidade e celebre junto a esses milhares de oriundi o passado de nossas famílias!

Se não puder, não tem problema. Nós da Prenota4u estamos sempre de olho em eventos e novidades acerca da cidadania italiana que podemos trazer para você por aqui! :D

Então, fique atento ao nosso blog e esteja sempre atualizado do que está ocorrendo no Brasil e no mundo! Se precisar de qualquer serviço consular, em sendo atualização de AIRE, renovação de passaporte ou qualquer outro desses passos burocráticos: fale conosco! Estamos aqui para te ajudar.

Nosso e-mail é o [email protected] :D

Aguardamos seu contato desde já!