Nascida da padroeira da cidade de Rossano, na Calábria, a Festa da Achiropita gira em torno das principais comidas italianas. Nesse mês de Agosto até o primeiro domingo de Setembro, veremos a 93ª Festa de Nossa Senhora Achiropita tomar espaço aqui em São Paulo.

No bairro de Bixiga, próximo à Bela Vista, essa que é uma das festas mais deliciosas do estado ganha forma e atrai tanto descendentes de italianos quanto interessados na culinária do país. São 36 barracas de comida que se espalham pelas ruas Treze de Maio, Doutor Luís Barreto, São Vicente e mais.

Receitas como a Fogazza, Fricazza e Antepastos são completamente comuns nas barracas, e tudo a um valor super acessível. Para que se tenha uma ideia, a fogazza custa 10 reais a porção que enche bem uma pessoa. Veja abaixo como funciona o evento em seus pormenores.

UMA SUPER FESTA COMPOSTA POR TRÊS ESPAÇOS

Para começar temos a parte externa do evento, dotada de 36 barracas, estas que são abertas ao público. Nesses pontos, você pode encontrar desde comidas a bebidas da festa. Em alguns pontos da rua, existem até atrações voltadas para as crianças, como brinquedos infláveis :D

Nos momentos voltados à religiosidade, é permitida a entrada na Paróquia de Nossa Senhora de Achiropita. As bênçãos acontecem a cada 1 hora durante o evento, e ainda existe a novena, que acontece entre 6 e 14 de agosto.

Por fim, temos a parte interna: a Cantina Madonna Achiropita. Esta que conta com apresentações musicais e de danças especiais da Itália. Também é servido nesse ambiente um rol de opções de pratos típicos, como a Sardela, Fogazza, melanzana ao forno e spaghetti à moda achiropita.

Para ter acesso a parte interna, é necessário arcar com o valor da entrada: aos sábados custa R$ 110, aos domingos R$ 60. Lembrando que todo o consumo interno é incluso no valor pago.

O lucro obtido nesse evento será revertido para obras sociais mantidas pela paróquia :D

COMEMORE A ITALIANIDADE

Morar no Brasil, onde existe a maior população italiana fora da Itália, tem vários benefícios para um descendente. O primeiro deles é perceptível acima: estar imerso em um território que celebra as raízes italianas e que comemora as datas como se estivéssemos no país da bota.

Se você é descendente de italianos, comemore esse sangue que corre em suas veias. Pule, conheça e celebre a história italiana. Conte conosco aqui da Prenota4u para acompanhar você nesse dia a dia de descendente. Sabemos que alguns passos burocráticos têm de ser tomados ocasionalmente, como a atualização de seu AIRE, Registro Civil e afins.

Nesses momentos, contar com a equipe da Prenota4u é um divisor de águas. Fale com nossos atendentes no [email protected] e receba um orçamento detalhado de nossa empresa!

Fonte da imagem: Achiropita