Uma grande parcela da população brasileira possui cidadania italiana, ou o potencial de reconhece-la. Em verdade, somos a maior população de italianos for a da Itália. Mas, ainda que nossa relação com o país da bota seja tão próxima, poucos realmente sabem a extensão dos privilégios disto. Abaixo vamos falar sobre um desses benefícios – estudar na Itália!

Bem, isso pode parecer caro para alguns, mas em verdade, não é! Cursar em algumas das melhores universidades da Itália pode sair mais barato do que estudar aqui no Brasil em uma universidade privada.

No sistema de educação italiano não existem universidades públicas gratuitas, todas elas são pagas anualmente. Mas o valor investido gira em torno de 2.5 mil euros por ano, chegando apenas a 3,5 mil ao ano em algumas exceções.

Dividindo por mês, isso geraria uma mensalidade de R$ 1,34 mil, valor este que é facilmente superado por cursos de medicina em universidades particulares, que costumam passar dos R$ 5 mil ao mês.

COMO ESTUDAR NA ITÁLIA

Tal qual no Brasil, estudar na Itália também exige o vestibular para ingressar nas universidades públicas. Em alguns casos, para fazer as provas, não é necessário nem mesmo ir para a Europa. Algumas das principais universidades italianas fazem o vestibular em São Paulo, através de parcerias com o Colégio Dante Alighieri.

Alguns exemplos de Universidades que oferecem esse vestibular em solo brasileiro são a Universidade de Trento e a Universidade de Bolonha! Ambas incríveis universidades que são renomadas em todo o mundo!

Se você não é extremamente fluente em italiano e se confia mais no inglês, essa oportunidade também é para você. Afinal de contas, alguns dos cursos ministrados nas universidades italianas podem ser em inglês, como é o curso de Engenharia, de Física e de Moda.

APROVEITE ESSA OPORTUNIDADE QUE TEM!

Enquanto cidadãos italianos, temos diversos direitos. Costumamos estar muito mais informados dos que envolvem o direito de viajar, residir na Itália e outros itens relacionados ao passaporte e aos vistos. Ainda que os outros benefícios não sejam tão vastamente discutidos, em hipótese alguma deixe-os de escanteio.

Uma oportunidade como a de estudar em uma universidade italiana por um preço menor que as universidades brasileira é algo que não pode ser ignorado, mas sim, aproveitado com garras e dentes.

Lembre que, para estar apto a ir à Itália e assumir sua vaga para o curso superior, ou mesmo de pós graduação, é necessário estar em dia com o poder administrativo italiano. E disso, a gente aqui da Prenota4u entende. Então, fale conosco no [email protected] e nos deixe te ajudar com esse passo burocrático.

Dessa forma, você pode se dedicar aos estudos para o vestibular, para ter certeza que vai arrasar na prova e garantir a tão sonhada vaga na Universidade italiana de sua escolha!

Nós aqui da redação Prenota4u te desejamos sucesso em sua carreira desde já! Um grande abraço e até mais :D