Vivemos uma pandemia num nível jamais vista anteriormente em nosso planeta. Os reflexos dela estão sendo assustadores, mas de uma forma ou de outra, as pessoas estão encontrando formas de lutar contra essa situação e encontrar maneiras de viver o melhor possível. Nesse texto, nós da Prenota4u trazemos algumas informações acerca das estimativas do Coronavírus na Itália e no Brasil.

No site disponibilizado pelo Google (Coronavirus Map), é possível enxergar em tons de azul o nível de infecção que os países têm. No dia da consulta e de redação do presente artigo (24 de Março de 2020), a Itália estava em segundo lugar no nível de infecção, e com 1146 casos por milhão de habitantes.

Por outro lado, temos o Brasil, na mesma data, com 1.891 casos, somando 9.41 casos por milhão. Essas são informações bem instáveis, e facilmente estarão obsoletas no momento de leitura deste texto. O que queremos trazer à baila com esses números é a informação que foi dada por ambos os países pelos seus oficiais.

De que, estima-se que os casos sejam, em verdade, de 10 a 11 vezes maior que o balanço oficial que está sendo divulgado diariamente.

AS CIFRAS NEGRAS DO CORONAVÍRUS

Um termo jurídico e que podemos usar de forma análoga aqui nessa situação é “cifras negras”. Essas cifras, quando falamos no Direito Penal, dizem respeito aos crimes que são cometidos e não chegam aos ouvidos das autoridades criminais. Quando falamos das cifras negras no Coronavírus, queremos falar dos casos de pessoas que estão infectadas, mas que não foram testadas.

No Brasil, por exemplo, temos alguns casos de pessoas que chegaram a falecer por conta do Coronavírus, e não chegaram sequer a serem testadas. Sabemos bem que os órgãos de saúde estão lutando o mais intensamente que podem, mas a escassez de kits de teste pode ser notada em ambos os países.

O Chefe da Defesa Civil, Angelo Borrelli, afirmara “A relação de um doente certificado para cada 10 não censeados é verossímil. [...] Podem ser dados imperfeitos, mas desde o primeiro dia, garanti que diria a verdade, é um compromisso que assumi com o país. Se parássemos, nos acusariam de esconder as coisas. E antes estávamos nas mãos das regiões”.

É uma situação complexa e sensível. Quando falamos na Itália em si, pelo fato de não ser um Sistema Unificado, como é o caso do SUS no Brasil, cada região adota um protocolo específico. Essa desconexão pode tornar alguns passos complexos quando falamos em decisões urgentes.

O BRASIL REAGE AOS CASOS DE CORONA

Por um tempo tivemos reações muito brandas à crise do Coronavírus, principalmente por ponderar em relação aos reflexos econômicos que medidas extremas poderiam trazer. Com os números urgindo, e o medo do sistema público de saúde ser incapaz de lidar com os infectados, tanto o governo federal quanto à nível estadual estão tomando as devidas medidas para frear a infecção.

Hoje, enquanto cidadãos, devemos tomar cuidado com a nossa saúde e de todos os que nos cercam. No texto que está linkado aqui, você pode ter acesso aos detalhes sobre o coronavírus em si, e como se proteger e proteger sua família do mesmo.

Nós aqui da Prenota4u estamos fazendo todo o possível para que nossos colaboradores estejam os mais seguros possíveis, migrando completamente para o atendimento por Home Office e assim por diante.

O que você tem feito para se proteger? Conta pra gente aqui nos comentários! Mantenha-se saudável e nos falaremos um breve :D

Até mais (: