Ressaltando a importância da “cooperação judiciária e policial” entre o Brasil e a Itália para combater efetivamente o crime organizado, a Embaixada da Itália em nosso país comemorou o sucesso da Polícia Federal em prender na manhã da segunda-feira (08/07), dois italianos suspeitos de conexão com a máfia.

A luta contra as organizações criminosas no território italiano já foi até assunto de filme, e se perpetua até os dias de hoje como uma atividade necessária para a manutenção do bem-estar social no país. Com a rede caindo na internet e podendo se alastrar para outros países, a Embaixada do Brasil se manifestou, alertando sobre a necessidade de cooperação.

Em comunicado oficial, a representação diplomática italiana em nosso país revelou que essa operação foi fruto de uma “complexa investigação conduzida pelos Carabineiros do Comando Provincial de Turim, coordenada pela Direção Distrital de Piemonte, e com o apoio da rede de especialistas do Departamento Central de Serviços Antidrogas, que possui uma unidade operacional no Brasil e na Embaixada”.

UM SUCESSO POLICIAL DE DUPLA NACIONALIDADE

Como fruto da cooperação do Brasil e da Itália, foi possível realizar a detenção de Nicola Assisi e seu filho, Patrick Assisi, que estavam numa lista de foragidos perigosos da polícia italiana. Nicola já havia sido condenado na Itália a 14 anos de prisão. O crime? Tráfico de drogas e ligação com a ‘Ndrangheta, uma máfia perigosa de Turim.

De acordo com um comunicado da Polícia Federal, em Curitiba: “Ambos estavam foragidos desde 2-14, havendo notícia de que passaram por Portugal e Argentina, utilizando-se de nomes falsos”. Morando em pelo menos 3 apartamentos diferentes no Brasil, todos na cobertura de prédios de alto padrão, pai e filho tinham cerca de 3 armas espalhadas, veículos e dinheiro em espécie.

As notas de capital totalizavam cerca de 20 quilos. Os dois suspeitos devem ser extraditados para seu país europeu nos próximos dias.

A prisão foi comemorada pelo ministro do Interior da Itália, que chegou a lembrar também da cooperação com a Justiça da Espanha, que prendeu um peruano condenado por tentativa de homicídio. De acordo com Salvini, estas foram “Duas brilhantes operações contra mafiosos, traficantes e criminosos”.

UMA COLABORAÇÃO QUE ENVOLVE NOSSO MINISTRO DA JUSTIÇA

Federico Cafiero de Raho, o procurador antimáfia e antiterrorismo da Itália, teve uma reunião com o nosso ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para decidir o futuro das colaborações entre os dois países e formas de melhorar ainda mais a eficácia de tal parceria. Elogiara também o “importante resultado” alcançado, já que a ‘ndrangheta é considerada uma das principais protagonistas do comércio mundial de drogas.

Proveitosa e sempre muito útil, a parceria entre o Brasil e a Itália sempre tem resultados incríveis. Caminhando lado a lado, nossos países sempre terão futuros gloriosos.

Nós, enquanto descendentes de italianos e brasileiros, somos a personificação dessa parceria, a união dos dois povos e das duas nações. Se você é cidadão italiano, comemore esse sucesso de nosso poder judiciário por dois, sabendo que nossos governos estão lutando em favor do futuro de nossas famílias.

Lembre também que é necessário estar sempre em dia com o poder administrativo italiano, quer seja no que concerne ao AIRE, que deve estar plenamente atualizado, o Registro Civil, ou mesmo o Passaporte Italiano, que lhe garante o direito de ir e vir, tal qual lhe é devido.

Em qualquer um desses casos, saiba que pode contar sempre com a Prenota4u, a sua assessoria para serviços consulares italianos aqui no Brasil. Fale com nossos especialistas no [email protected], conte os detalhes de sua necessidade, e deixe que nossos profissionais te expliquem como podemos te ajudar.

Nos falamos em breve! Um grande abraço, e até mais!