Possuir dupla cidadania italiana ou dupla nacionalidade é uma possibilidade para grande parte dos brasileiros, muito disso vem decorrente de nossa colonização, fruto da chegada de vários povos, quer sejam portugueses, italianos ou japoneses. Ainda que passível de reconhecimento por muitos de nossos compatriotas, quais as implicações de tal feito? Como funciona?

Ter dupla cidadania é algo que vem cheio de benefícios, ainda mais quando a sua segunda cidadania é a Italiana. Ter direito de viver em solo italiano, usufruir do sistema de saúde existente no solo europeu, entre outros pontos chave que podem ser gozados ao ter a cidadania italiana reconhecida.

A dúvida que vem acompanhada da excitação do reconhecimento é: como funciona? É complicado ‘responder’ aos dois países? Devo pagar impostos para as duas nações? Esses e outros pontos sobre o funcionamento da dupla cidadania, debateremos aqui nesse texto!

QUAIS AS IMPLICAÇÕES DO RECONHECIMENTO DA DUPLA CIDADANIA ITALIANA?

Como é bem sabido, tem direito à cidadania todo aquele descendente que comprova a transmissão do sangue por meio de certidões de casamento, nascimento e óbito. Depois de tal reconhecimento, algumas coisas mudam:

  1. OBRIGAÇÕES DE UM CIDADÃO NASCIDO NO PAÍS: A partir do momento que você reconhecer sua cidadania italiana, terá as mesmas obrigações de um cidadão nascido no país (nada mais justo, já que você gozará dos mesmos direitos). A participação em sufrágios, serviço militar, assim como pagamento de impostos será necessário. Sobre tal pagamento, a maior parte dos estabelecidos pela Itália agem sobre os imóveis, aposentadoria e conservação das cidades;
  2. PARTICIPAÇÃO EM PROCESSOS ELEITORAIS: Na Itália o voto não é obrigatório, mas ainda assim, todo e qualquer cidadão residente no exterior recebe um envelope pelo correio para registrar seu voto (daí a importância de manter seu cadastro atualizado perante o governo italiano). A participação nas questões de interesse do país, tal qual a eleição, é algo de interesse do país, portanto, consolida sua condição de cidadão italiano;
  3. DEFESA DA PÁTRIA: Você, quer seja italiano ou esteja em busca de seu reconhecimento, deve saber que desde 2004, com a Lei Nº 226, você pode ser convidado ao serviço militar. Portanto, esteja plenamente ciente dessa possível obrigatoriedade.

Tirando esses pontos, realmente são só lados positivos. Que tal refrescarmos a memória de todos os benefícios alcançados ao reconhecer sua cidadania italiana?

BENEFÍCIOS DE TIRAR CIDADANIA ITALIANA

Bem, a lista é imensa, mas podemos esmiuçar alguns benefícios rapidamente aqui na lista abaixo:

  1. Ter o quarto melhor passaporte do mundo!
  2. Poder viver na Europa;
  3. Concorrer por vagas de emprego em solo europeu em pé de igualdade com os nativos;
  4. Poder estudar nas melhores instituições de ensino do continente antigo;
  5. Ter acesso à qualidade de vida europeia;
  6. Livre acesso aos países da União Europeia;
  7. Passar sua cidadania italiana como herança e legado aos seus descendentes;
  8. Viajar sem precisar de visto para grande parte dos países do mundo.

E olha que esses são apenas 8 dos benefícios da cidadania italiana! Se você é interessado nesse assunto e se deseja saber ainda mais sobre esse universo, esteja sempre ligado aqui em nosso blog. Estamos sempre postando textos acerca desse tema que estamos certos de que vai gostar.

CONTE COM NOSSA AJUDA EM TODOS OS NÍVEIS DE SEU PROCESSO!

Quer seja no início de seu processo, quando é necessária a pesquisa genealógica, procura de documentos e afins, quer seja depois do reconhecimento de sua cidadania italiana, quando é necessário manter seu cadastro sempre atualizado, ou mesmo renovar seu passaporte.

Fale conosco no [email protected] e nos questione sobre os serviços que podemos te oferecer!

Nossa equipe de especialistas está esperando seu contato desde já! :P

Nos falamos em breve!