Ter um passaporte da comunidade europeia é algo bem importante. Trata-se de um documento que literalmente abre portas, ao permitir ao sujeito viajar, trabalhar e estudar na Europa. Esses são apenas alguns dos exemplos do que é possível fazer com o passaporte.

Se você deseja saber quais são os documentos para tirar Passaporte Italiano, é porque já tem reconhecida a sua cidadania italiana ou, ao menos, ela já está em processo de aprovação, certo?

Pois bem, saiba que obter o passaporte italiano é algo que pode lhe garantir uma série de vantagens únicas não só na hora de viajar, mas também, para trilhar novos caminhos e mudar de vida, passar a morar em outro país, conseguir empregos ou vagas de estudos.

Nesse artigo, além de saber quais são os documentos para tirar Passaporte Italiano, você também vai conhecer as vantagens de ter esse passaporte para si, e como é feita a sua solicitação. Esperamos que este artigo lhe seja útil!

VANTAGENS DO PASSAPORTE ITALIANO

Se você está pensando em retirar o passaporte italiano, saiba que ele é um documento que pode lhe proporcionar muitas vantagens.

Isso porque você será considerado cidadão europeu nas viagens que usar o documento, o que lhe permitirá usufruir de vários benefícios e ter vários direitos associados.

Não é à toa que cada vez mais pessoas têm solicitado o passaporte italiano. Mais do que uma forma de viajar tranquilamente, ele também te dará um novo panorama de oportunidades de vida. O mesmo vale para a sua família.

Confira abaixo as principais vantagens de ter reconhecida a cidadania italiana e possuir o passaporte italiano:

VIAJE PARA QUALQUER PAÍS DA UNIÃO EUROPEIA SEM PRECISAR DE VISTOS

Uma das principais vantagens do passaporte italiano é que você pode viajar para qualquer país da União Europeia sem a necessidade de vistos, e passar quanto tempo quiser por lá. Basta apresentar o seu passaporte poderá acessar os países sem complicação ou burocracia.

Isso também é válido para quando você for transitar dentro dos países da União Europeia. Por exemplo: foi para a Itália e resolveu passar na Suécia: Sem problemas, você pode fazer esse deslocamento sem qualquer burocracia.

ENTRE NO EUA, CANADÁ E JAPÃO SEM VISTO

Para brasileiros, a entrada nesses países é limitada, mas, com o passaporte italiano em mãos, você tem por direito o ingresso nesses países sem qualquer complicação!

MENOS FILA NA ALFÂNDEGA

Uma das coisas mais demoradas em viagens internacionais são as filas de migração. Tendo o seu passaporte italiano, você consegue ir diretamente para a fila de cidadãos europeus que é bem mais rápida, agilizada e menos burocrática.

UTILIZE O SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DOS PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA

Com o passaporte italiano, você tem direito a usar o serviço público dos países dentro da União Europeia. Alguns deles, inclusive, estão no topo do ranking de melhores serviços do gênero. Já falamos aqui no blog como a Itália teve renome em seu serviço de saúde!

Lembre-se: com a cidadania italiana, você tem todos os direitos de um cidadão europeu nato! Isto é – tanto o Passaporte Italiano, quanto os direitos ao sistema de saúde, uso dos órgãos públicos e assim por diante.

ESTUDAR NA EUROPA COM MAIOR FACILIDADE

Ter no currículo uma passagem pelas instituições de ensino da Europa é algo bem diferenciado. E com o passaporte italiano você tem direito de fazer uso do sistema de ensino europeu com bem menos burocracia.

O passaporte italiano permite que você estude em instituições de ensino públicas não só da Itália, mas de todos os países que fazem parte da União Europeia, sem a necessidade de ter um visto próprio para isso.

Essa é uma grande vantagem, principalmente tendo em vista que a Europa abriga algumas das melhores instituições de ensino superior do mundo, como é o caso da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Essas são apenas algumas das vantagens de ter esse item. Se você se interessou não deixe de ler esse artigo até o final para conferir quais são os documentos para tirar Passaporte Italiano.

TIRAR PASSAPORTE ITALIANO NO BRASIL

Se você deseja tirar esse documento, além de saber quais são os documentos para tirar Passaporte Italiano, é necessário dar início ao procedimento de solicitação. Nessa fase, lembramos mais uma vez, você já tiver a cidadania italiana comprovada. Se não tem ainda, a primeira coisa é fazer a solicitação da aprovação referente a dupla cidadania. Isso a Cidadania4u pode te ajudar!

Basta falar com um de nossos especialistas no [email protected] :D

Uma vez que você já possua cidadania italiana, é necessário atualizar o seu cadastro de residência no consulado.

Se você mudou de cidade, se casou, teve filhos, ficou viúvo ou teve qualquer outra mudança significativa em sua vida, ela precisa ser informada para o órgão responsável no seu Estado.

Uma vez que você tenha atualizado o seu cadastro, e já tenha providenciado os documentos para tirar Passaporte Italiano, é necessário fazer o agendamento online. Não adianta se deslocar até o consulado responsável pelo seu Estado sem horário marcado, porque você não conseguirá fazer esse agendamento sem horário marcado.

Como a demanda para esse tipo de solicitação é muito alta, você só poderá fazer a sua entrevista através de agendamento. Ele, que deve ser feito pelo site do órgão consular responsável pela sua região.

Feito o agendamento, basta aguardar a data para realizar a entrevista junto ao Consulado do seu Estado. Fique de olho na data de validade das suas certidões e assinaturas autenticadas. Quando a sua entrevista estiver se aproximando, lembre-se de renovar as cópias dos documentos para tirar Passaporte Italiano.

No dia agendado, leve todos os itens conforme as orientações do próximo tópico, juntamente com o comprovante de pagamento das taxas consulares e aguarde o processo. Normalmente ele demora entre 7 e 70 dias. Mas, em alguns casos, ele pode ultrapassar esse prazo. Esse fator depende muito do consulado responsável e da quantidade de pedidos.

Assim que o seu passaporte italiano for emitido ele será enviado para o seu endereço de residência e você já poderá usá-lo na próxima viagem.

Lembramos: Não existe caminho fácil para tirar o passaporte. Todo o processo deve ser seguido e não há como pular a fila. Pode demorar, mas vale a pena, tendo em vista que o Passaporte Italiano concede uma série de benefícios ao seu titular.

São tantas vantagens que a burocracia prévia à emissão se torna problema pequeno. Ainda mais quando existem especialistas no assunto, que podem ajudar a simplificar o processo.

DOCUMENTOS PARA TIRAR PASSAPORTE ITALIANO

Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas é em relação aos documentos para tirar Passaporte Italiano. Ao contrário do processo de solicitação de cidadania, esse procedimento de emissão do passaporte não exige tantos documentos assim.

Na verdade, a maioria dos documentos já são solicitados para a retirada do passaporte nacional. Mas importante: todos os itens precisam estar dentro do prazo de validade estabelecido pelos consulados. 

Confira abaixo a lista completa para solicitantes maiores de 18 anos e sem filhos

  • 2 fotos de 45mm x 35mm, coloridas, recentes, com o fundo branco e iguais. Elas não podem ter data;
  • Cópia e original do RG com data de emissão inferior a 10 anos da data de solicitação;
  • Cópia e original do passaporte brasileiro;
  • Caso o passaporte tenha sido furtado ou roubado, apresentar o Boletim de Ocorrência original;
  • Comprovante de pagamento das taxas consulares pagas em Banco;
  • Formulário de solicitação do passaporte italiano preenchido, mas, que precisará ser assinado em frente ao atendente responsável pela abertura do pedido;
  • Original e cópia do comprovante de residência em nome do solicitante. Ele deve ter no máximo três meses.
  • No caso de solicitantes com mais de 18 anos que tenham filhos, além de todos os documentos para tirar passaporte italiano citados acima, também é necessário levar:
  • Formulário de Autorização do genitor ou genitora. Ela precisa já estar preenchida, mas, assinada na frente do atendente, salvo quando houver reconhecimento de firma autentica;
  • Se por ventura o outro genitor ou genitora for falecido, é necessário apresentar a certidão de óbito original.
  • Caso o solicitante seja menor de idade, além dos documentos para tirar Passaporte Italiano acima, também é necessário apresentar:
  • Formulário de solicitação do passaporte preenchido pelos responsáveis (ele deverá ser assinado na frente do atendente). Ou, caso nenhum dos genitores possa comparecer, a autorização dos mesmos com firma reconhecida por autenticidade;

Além disso, o comprovante de residência precisa estar em nome do genitor com cidadania italiana.

Todos os documentos para tirar Passaporte Italiano precisam ser entregues no dia da entrevista, que deverá ser agendada com antecedência. Eles precisam estar dentro de um envelope plastificado e lacrado, com a inscrição “Carta Registrada”.

Além disso, também é preciso ter anotado as seguintes informações:

  • Destinatário: Nome e sobrenome do solicitante. Endereço completo de residência brasileira;
  • Remetente: Endereço do consulado responsável pelo seu estado.

Em alguns casos, outros documentos podem ser solicitados. Nessa situação o ideal é entrar em contato com o consulado italiano responsável pelo seu Estado para obter mais orientações.

QUANTO CUSTA TIRAR O PASSAPORTE ITALIANO

Além de entregar os documentos para tirar Passaporte Italiano, na hora de solicitar o seu benefício também é necessário fazer o pagamento de taxas consulares. O valor é reajustado ciclicamente, portanto, para que esse texto não fique desatualizado, recomendamos que procure essa informação diretamente no site do consulado, na área de: “Passaporte”.

Esse valor precisa ser pago em dinheiro, e, geralmente, à vista. Em alguns consulados é possível fazer o pagamento com cartão de débito, mas é necessário verificar com antecedência para evitar qualquer tipo de transtorno ou atrasos.

O valor é irrisório perto das vantagens oferecidas por esse passaporte. Se você tiver dúvidas quanto ao procedimento e não quiser se complicar, o mais indicado é contar com suporte especializado. Como o da Prenota4u, que pode te ajudar em todos os passos que falamos acima, te garantindo os tão desejados benefícios do Passaporte Italiano.

INVISTA NO SEU FUTURO COM O PASSAPORTE ITALIANO

Ter o passaporte italiano só irá te trazer vantagens. Você poderá viajar para diversos países com mais facilidade, e ainda evitar aquele monte de burocracia na retirada de vistos, seja de turismo, estudos ou trabalho. O melhor de tudo é que ele ainda te dá direito de usufruir de serviços dos países da União Europeia, e ser reconhecido como cidadão europeu.

Agora que você já sabe quais são os documentos para tirar Passaporte Italiano, não deixe de dar início ao seu processo de emissão do documento, se já tem sua cidadania reconhecida.

Se você estiver programando uma viagem e que utilizar esse item então é melhor começar o quanto antes. Apesar de geralmente ele levar entre 7 e 70 dias, em alguns casos esse prazo pode se estender por conta da alta demanda.

Para evitar imprevistos na sua viagem, dê início agora mesmo a solicitação. Basta ter em mãos os documentos para tirar Passaporte Italiano e fazer o seu agendamento no site do consulado responsável pelo seu Estado. Fale com a nossa equipe aqui da Prenota4u por meio do [email protected] e adoraremos te ajudar nessa sua empreitada.

Nossos especialistas são experientes no lidar burocrático dos consulados e poderão de guiar em sua solicitação! Aguardamos seu contato desde já! Um grande abraço e até mais!