Finalmente nossas preces foram ouvidas, e agora é possível ter a identidade italiana emitida nos consulados. O Decreto que autoriza tal atitude por parte dos consulados foi assinado por Salvini agora no dia 25 de Julho! Conheça um pouco mais sobre esse feito no texto abaixo.

Nós italianos que vivemos aqui no Brasil estamos aguardando o momento que os consulados podem emitir nossas Cartas de Identidade Eletrônica há alguns anos, e finalmente esse dia chegou. Essa é uma vitória da Comissão para Assuntos Estrangeiros e Constitucionais do Parlamento Italiano.

Ainda em 2019 os deputados aprovaram a resolução para cobrar o governo italiano dessa necessidade dos italianos que residem no exterior. E um ítalo-brasileiro fez parte da comissão: o Luiz Lorenzato.

CONSIGA A EMISSÃO DA SUA CARTA DE IDENTIDADE ELETRÔNICA NO CONSULADO

Agora a CIE pode ser pedida e emitida nos consulados italianos de todo o mundo. O mesmo também vale para os países participantes da União Europeia, e aqueles que a identidade italiana permite livre circulação.

De acordo com nota do Ministério do Interno: “A partir de agora, os consulados estão autorizados a emitir a CIE, para os cidadãos italianos que a solicitem, de acordo com o Decreto Ministerial de 23 de Dezembro de 2015, que estabeleceu os meios técnicos de emissão da Carta de Identidade Eletrônica”.

A fase experimental já começou em Viena, Atenas e Nice, e brevemente veremos tal realidade de estender ao nosso país.

DIA APÓS DIA O GOVERNO ITALIANO PROVA O SEU PRIMOR

Já falamos aqui no blog de decisões recentes do poder administrativo e executivo italiano, e como eles prezam pela boa relação com os italianos que vivem fora da Itália. A sensação de resguardo, assim como de cuidado por parte de nossos governantes é algo que que evoca imensa felicidade, certo?

Para continuar gozando de todos os seus direitos garantidos pela lei italiana, lembre de estar também em dia com todos os órgãos do país. Fale conosco da Prenota4u e mantenha seu AIRE e Registro Civil atualizados.

Nos falamos em breve no [email protected]! Um grande abraço e até mais.