Liderando o ranking de brasileiros barrados, temos o Reino Unido e Portugal, que inclusive são as portas de entradas mais comuns para nossos conterrâneos. Mas porque isso acontece? E qual o motivo desse número escalar cada vez mais?

Desde 2014, um triste padrão tem sido percebido: os brasileiros estão sendo barrados nas fronteiras da União Europeia cada vez mais! Só de 2017 para 2018 o número aumentou 42%! Essa informação vem da Eurostat. Essa cifra leva em consideração as 3 principais vias de transporte: aéreas, terrestres e marítimas.

Em 2014 o número era de apenas 2.500 brasileiros barrados, hoje estamos em 6.615. O aumento se deve a uma série de razões, e sobre elas, falamos mais abaixo.

POR QUE CADA VEZ MAIS BRASILEIROS SÃO BARRADOS NA UE?

Bem, de acordo com os dados da pesquisa, os turistas têm a entrada barrada geralmente quando não têm passagem de volta, dinheiro suficiente para ficar no país, comprovante de hospedagem ou um passaporte válido por 3 meses.

Os agentes de imigração britânica analisam esse documento com um foco principal: identificar pessoas que não pretendem fazer turismo, mas sim viver ilegalmente no bloco econômico.

O ponto é que, em meio a todo esse rigor, algumas pessoas que de fato viajam a turismo sem os documentos exigidos, acabam por cair na malha fina dos agentes de imigração. O Reino Unido tem se mostrado como o mais “caxias” do bloco econômico, já que de 2017 para 2018 o número de brasileiros barrados literalmente dobrou!

“Todos os que chegam na fronteira do Reino Unido são admitidos a partir de seus méritos individuais e com base na evidência disponível, de acordo com as regras de imigração”, disse um porta-voz do Ministério do Interior Britânico.

CASOS QUE GANHARAM HOLOFOTE MIDIÁTICO

Um caso que chamou atenção foi o do MC Hariel, que possui 2,8 milhões de seguidores no Instagram, e mais de 17 milhões de visualizações em seu clipe mais famoso. O artista de 21 anos ia para Londres fazer um show no final de Maio. Cerca de 300 ingressos haviam sido vendidos por 15 libras, mas sua apresentação foi cancelada, já que o artista foi impedido de entrar.

“A gente já estava com o passaporte direitinho porque estava programando essa viagem fazia bastante tempo” disse o cantor em entrevista à BBC News Brasil. Em outro caso, um carioca chamado Paulo Cesar, de 24 anos, ia num programa de hospedagem em troca de trabalho pelos 3 meses permitidos pelo passaporte.

Na fronteira, foi barrado por estar apenas com 252 euros consigo. A imigração portuguesa negou sua entrada e o carioca viu seu sonho de visitar a Europa cancelado diante de seus olhos.

PAÍS DE EXPULSÃO

Patrícia Villen, pesquisadora de imigração internacional, afirma que esse fenômeno é apenas um reflexo da atual situação de nosso país: hoje produzimos uma emigração em massa.

“É um reflexo da crise econômica e política que estamos vivendo no Brasil, com aumento brutal do desemprego e menos perspectiva de estabilidade, de futuro. O Brasil está se tornando um país de expulsão de sua própria população”, diz a especialista.

Por isso, quando os Estados Unidos, ou mesmo quando os países da União Europeia fecham as portas para os nossos turistas, é por medo dessa emigração que está ocorrendo. E como evitar isso? Fazendo uso de nosso passaporte europeu, ao invés do azulzinho do Mercosul.

UM PODER MEDIDO PELO PASSAPORTE

Se você também é dotado de dupla cidadania italiana, saiba que ao apresentar seu passaporte vermelho na fronteira de entrada na União Europeia, a chance de ser negado de passagem é zero! Afinal de contas, você é um cidadão da UE. Basta estar com seu passaporte válido e fim: sua entrada é permitida!

Lembre que para conseguir renovar a validade de seu passaporte, é necessário fazer um agendamento no sistema Prenota Online, e nisso a Prenota4u pode te ajudar :D

Fale conosco e saiba em detalhes os nossos métodos e como podemos te direcionar, quer seja na renovação de seu passaporte ou na atualização de seus dados de Aire e Registro Civil diante do consulado italiano.

Nossos atendentes estão esperando seu e-mail no [email protected] :D

Nos falamos em breve! Até mais :P